notícias

19.05.2016
01 de Junho – Lançamento Exposição fotográfica Efímera

A Escola da Cidade  promove de 1º de junho a 1º de julho, a Exposição fotográfica Efímera, organizada pela arquiteta chilena Paula Monroy. A mostra tenta registrar mínimos gestos de arquitetura, cujos ciclos de vida correspondem a espaços de tempo não maiores do que 24 horas.

Nas cidades contemporâneas do hemisfério sul, o uso dos espaços urbanos é cada vez mais cíclico, espontâneo e muitas vezes surge pela ocupação temporal. O objetivo da série de fotos é evidenciar qual impacto que os assentamentos geram no contexto mais próximo, e como aqueles cenários urbanos podem se tornar verdadeiros conjuntos de relações sociais, materiais e imateriais.

Por meio da utilização de enquadramentos fixos, se apresentam quatro situações de ocupação temporal que, na medida em que o tempo transcorre, dotam-se de qualidades luminosas, cromáticas e compositivas. Efímera antecede o projeto de pesquisa desenvolvido pela mesma autora, intitulado “Sistemas de representación para el estudio de usos urbanos temporales en la ciudad de São Paulo”.

Paula Monroy é arquiteta formada pela Universidad Mayor de Chile, fotógrafa de arquitetura e cidade, docente da Universidad Mayor de Chile, ex-aluna da Escola da Cidade e pesquisadora convidada no RELAB – Laboratório de Representações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP).

A exposição é realizada pela Escola da Cidade, com o apoio da Escuela de Arquitectura da Pontificia Universidad Católica de Chile e Arquitetônicas, fotografias autorais.

Gratuita e aberto ao público.

 

SERVIÇO

  • Data:

Lançamento: 01 de junho de 2016, às 19h30

Período: de 01 de julho a 01 de julho

  • Horário:

de segunda a sexta, das 10h às 20h

sábados, das 10h às 14h

  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65

efimera_cartaz_site