notícias

31.05.2016
02 de junho – Palestra com fotógrafo Arnaldo Pappalardo

FILTROS:

A Escola da Cidade promove palestra nesta quinta-feira, 02 de junho, às 10 horas, com o fotógrafo Arnaldo Pappalardo, dentro das atividades do Projeto Plus São Paulo.

Arnaldo Pappalardo irá colaborar com as discussões sobre registros e fotografias do bairro da Vila Buarque, área de estudo do projeto.

O Projeto Plus São Paulo é desenvolvido desde dezembro de 2015, na Escola da Cidade, e foi incialmente criado em 2010, em Paris, pelo arquiteto francês Frédéric Druot e o escritório Lacaton&Vassal, a partir do projeto para Tour Bois-Le-Pret, em um concurso para habitação social na capital francesa.

Desde 2013, Druot é convidado frequente da Associação Escola da Cidade (AEC) e um acordo de parceria entre o escritório FDA (Frédéric Druot Architecture) e a AEC foi assinado em 2015, para montar este projeto em São Paulo.

A iniciativa tem como território de estudo o bairro da Vila Buarque para desenvolver um diagnóstico propositivo, a fim de avaliar a capacidade de adensamento e de melhoria das moradias da região central da Cidade de São Paulo.

Para a execução do trabalho, a Associação convidou um grupo de 15 estudantes voluntários da Faculdade e conta com as professoras Fernanda Barbara e Camille Bianchi como encarregadas da coordenação do projeto com a equipe brasileira e francesa, e tem a participação do professor José Guilherme Pereira Leite.

O prazo inicial da primeira fase da pesquisa PLUS São Paulo será de um ano a partir do mês de dezembro 2015.

 

SOBRE O CONVIDADO

Arnaldo Pappalardo formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), em 1979. Realizou mostras individuais e coletivas no Brasil, Europa, Cuba e Estados Unidos. Conquistou prêmios importantes como Prêmio Fotografia/Revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte (1984), Prêmio Destaque de Fotografia do Clube de Criação de São Paulo (1987), Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte (1996). Bolsista da Fundação Vitae em Fotografia, com o projeto Intimidade. Trabalha profissionalmente há mais de 30 anos como fotógrafo, realizando trabalho pessoal e também fotografia publicitária, editorial, fotografia de arquitetura e de obras de arte, entre outras. Atualmente dedica-se também ao ensino de fotografia, ministrando workshops na periferia de São Paulo e em seu estúdio.

Gratuito. Aberto ao público. Não é necessária inscrição.

Serviço

Palestra com fotógrafo Arnaldo Pappalardo

  • Data: 02/06/16 (quinta-feira)
  • Horário: 10 horas
  • Local: Escola da Cidade (6º andar) – Rua General Jardim, 65
  • Informações: www.escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

 

02.06.16_Arnaldo_Pappalardo