notícias

29.10.2015
04.11 – Aula Aberta com jornalista Manuel da Costa Pinto

A Escola da Cidade promove a aula aberta “Literatura Brasileira Hoje”, na quarta-feira, 04 de novembro, às 18h, com o jornalista Manuel da Costa Pinto.

A atividade faz parte do programa do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Faculdade e acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

SOBRE O CONVIDADO

Manuel da Costa Pinto é formado em Jornalismo pela PUC-SP e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Universidade de São Paulo (USP). Desde o início de sua carreira colabora em diversos jornais e revistas de destaque nacional, sempre dedicado a temas relacionados à literatura. Em 1997 idealizou a Cult – Revista Brasileira de Literatura, onde atuou como editor responsável e colunista até 2003. Foi coordenador editorial do Instituto Moreira Salles (2006-2009).

Foi diretor e editor do programa “Entrelinhas”, da TV Cultura, e é comentarista de literatura do programa Metrópolis, desde 2012. É colunista da Folha de S.Paulo. Foi curador da 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorreu em julho de 2011, e da programação literária da Feira do Livro de Frankfurt de 2013, que teve o Brasil como país homenageado.

Autor de Paisagens Interiores e Outros Ensaios (B4), Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21 e Literatura Brasileira Hoje (ambos pela Publifolha) e Albert Camus – Um Elogio do Ensaio (Ateliê Editorial). Organizou e traduziu A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios, de Albert Camus (Editora Record), e é co-autor de Ilha Deserta – Livros (Publifolha).

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

Esta é a penúltima aula aberta promovida neste semestre. O último encontro acontece no dia 11 de novembro, com o escritor e poeta Fabrício Corsaletti e mais seis poetas.

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade

“Literatura Brasileira Hoje”, Manuel da Costa Pinto

  • Data: 04/11/15 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182