notícias

27.03.2017
04 a 08 de Abril: Contra – Seminário Internacional – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade

Escola da Cidade reúne especialistas  de 8 países para discutirem as políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade. Gratuito e aberto ao público

O Sesc São Paulo e a Escola da Cidade promovem de 4 a 8 de abril, o “Contra – Seminário Internacional – Condutas: Políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade”, evento concebido pelo projeto Contracondutas realizado nas unidades Belenzinho, Bom Retiro e Campo Limpo, e também na sede da Escola da Cidade. Nos cinco dias de evento, especialistas de 8 países se reúnem para discutir suas pesquisas em quatro painéis temáticos, mediados por professores da Escola da Cidade e uma conferência inédita. O evento se encerra no dia 8 de abril, com a abertura da exposição Contracondutas e o lançamento do número 3 da publicação Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade – Especial Contracondutas.

O projeto Contracondutas se origina da atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo a escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema–enfrentamento nesse procedimento de justiça a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo a escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano – maio de 2016 a maio de 2017 -, o projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais no âmbito do Conselho Técnico e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didáticopedagógicas da Escola da Cidade – Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental – ao mesmo tempo que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e seus impactos na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais. A 12a edição do Seminário Internacional da Escola da Cidade toma emprestado o tema desse importante debate.

Locais e programação:

  • Terça-feira, dia 4 de abril, das 14h às 20h30 – Sesc Belenzinho

1° painel | Arquitetura e Trabalho | 14h às 17h

As atividades do Seminário são abertas às 14 horas, com falas de Danilo Santos Miranda (Diretor Regional do Sesc São Paulo) e Ciro Pirondi (Escola da Cidade). Os participantes do primeiro painel temático “Arquitetura e Trabalho”, que acontece em seguida, são: a arquiteta Beatriz Tone e a mutirante Cristina Lima, do coletivo Usina (Brasil); Ana Luiza Nobre (PUC Rio e RIO NOW, Brasil) e Grupo de Pesquisa RioNow ; e Peggy Deamer (Universidade de Yale, Estados Unidos). Mediação de Carol Tonetti e Ligia Nobre.

 

Conferência | “Arquitetura como Tecnologia Política | 18h às 20h30

Às 18 horas, tem início a conferência “Arquitetura como Tecnologia Política”, com Felicity D. Scott (GSAAP Universidade de Columbia, Estados Unidos).

 

  • Quarta-feira, dia 5 de abril, das 14h às 20h30 – Sesc Bom Retiro e Escola da Cidade

 

Sesc Bom Retiro | 2° painel | Desenho de Estratégias | 14h às 17h

As atividades do dia se iniciam com o painel “Desenho de Estratégias”, que reúne Melanie Dodd (CSM e Muf Art Architecture, Grã-Bretanha), Manuel Ulloa (EA-HR, Chile) e Diego Barajas e Camilo García (Husos Arquitectos, Espanha e Colômbia). Mediação de Marina Grinover

 

Escola da Cidade | Estúdio Vertical da Escola da Cidade | 18h às 20h30

O projeto Contracondutas fez uma parceria com o Estúdio Vertical da Escola da Cidade e os convidados do Seminário Internacional participação nas bancas de avaliações dos alunos da Escola, desenvolvendo e costurando as questões anunciadas e discutidas durante o Seminário, aplicadas aos trabalhos dos estudantes.

 

  • Quinta-feira, dia 6 de abril, das 14h às 20h30 – Sesc Bom Retiro e Escola da Cidade

 

Sesc Bom Retiro | 3° painel | “Contracartografias” | 14h às 17h

O painel temático “Contracartografias” traz o argentino  Pablo Ares do coletivo Iconoclassistas, o artista brasileiro Daniel Lima, David Sperling (NEC/IAU USP) e o pesquisador André Mesquita.  Mediação de Marta Lagreca.

Escola da Cidade | Estúdio Vertical da Escola da Cidade | 18h às 20h30

 

  • Sexta-feira, dia 7 de abril, das 14h às 17h – Sesc Campo Limpo

Sesc Campo Limpo | 4° painel | “O Comum e o Direito: Habilidade de Resposta” | 14h às 17h
Rodrigo Bonciani (UNILA), o arquiteto Paulo Tavares e a professora doutora Karina Leitão (FAU USP).
Mediação de Amália dos Santos

 

 

  • Sábado, dia 8 de abril, das 15h às 18h – Escola da Cidade

 Escola da Cidade | Lançamento da Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade # 3 – Especial Contracondutas | Abertura da exposição coletiva “Diagrama Contracondutas” | Festa de encerramento

A revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade # 3 – Especial Contracondutas tem lançamento neste dia 8 e conta com a presença de alguns de seus colaboradores. Editada pelo Conselho Científico da Escola da Cidade desde 2015, recebe artigos e pesquisa científicos de graduandos.

 

Exposição “Diagrama Contracondutas”

Como parte integrante do projeto Contracondutas, é aberta a exposição coletiva “Contracondutas” na Escola e também em Guarulhos. Três dos trabalhos da coletiva são encomendados (NEC/IAU-USP, Raquel Garbelotti e Coletivo 308) e dois selecionados por chamada pública (Coletivo Metade e Vânia Medeiros).

A artista visual Raquel Garbelotti exibe no foyer da Escola uma vídeo-instalação com dois filmes feitos em estúdio a partir da simulação da circunvolução solar em volta da maquete de uma das casas onde foram encontrados trabalhadores em condições análogas a escravo nas imediações do Terminal 3 do Aeroporto André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos. O resultado evidencia as condições insalubres de moradia a que eram submetidos os trabalhadores. O Coletivo 308, por sua vez, amplia o alcance do “Projeto Labor”, realizado originalmente em Guarulhos, com a exibição de duas instalações “site specific” com objetos feitos em barro e gesso. O NEC/IAU-USP de São Carlos apresenta trabalhos coletivos em que confere visualidade às relações de trabalho e econômicas que atravessam a dinâmica aeroportuária, com foco na construção do T3 de Cumbica, além de um conjunto de diagramas que atenta para os diversos atores envolvidos em grandes canteiros de obras.

O Coletivo Metade, formado por Ana Tranchesi e Isabella Beneducci Assad, realizou pesquisa de campo na municipalidade de Petrolândia, em Pernambuco, de onde grande parte dos trabalhadores do T3 veio, aliciada por atravessadores. A pesquisa se transforma em tótens com áudios das declarações de trabalhadores no foyer e numa ação em Cumbica, a partir da circulação, de 27 de março ao final de abril, de falas desses trabalhadores impressas em painéis em 111 carrinhos de bagagem do aeroporto internacional. A baiana Vânia Medeiros, por fim, exibe na Escola uma série de desenhos feitos por trabalhadores da construção civil a partir de ateliês remunerados de arte, conduzidos pela artista, em que eles fazem relatos de suas condições de trabalho.

 

Clique Aqui e leia o perfil dos participantes  do 12º Seminário Internacional da Escola da Cidade

 

INSCRIÇÕES

Grátis. Inscrições a partir de 23/03 pelo site sescsp.org.br/contracondutas. Haverá tradução simultânea e tradução em Libras.

  

Serviço:

Evento: “Contra – Seminário Internacional – Condutas: políticas da arquitetura e trabalho escravo na contemporaneidade”
 De 4 a 8 de abril de 2017, em São Paulo
Eventos, locais e horários: conferir programação acima ou no site: sescsp.org.br/contracondutas

 

Exposição coletiva “Contracondutas”

De 08 de abril a 13 de maio de 2017

 

Locais

Sesc Belenzinho

Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho – São Paulo – SP

Tel.: (11) 2076 9700

Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3332 3600

Sesc Campo Limpo

Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo – São Paulo – SP

Tel.: (11) 5510 2700

Escola da Cidade

Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3258 8108