notícias

09.02.2015
11 de Fevereiro – Palestra com Antonio Risério

O curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade promoverá sua Aula Inaugural em conjunto com o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, com o poeta, escritor e antropólogo Antonio Risério, na quarta-feira, dia 11 de fevereiro.

Abordando o tema “Viver a cidade, transformar a vida urbana”, Risério fará uma apresentação a partir de seu novo livro “Mulher, Casa e Cidade”, com previsão de lançamento para abril. A ideia dessa publicação surgiu de uma palestra realizada pelo escritor na Escola da Cidade, em 2012, quando apresentou seu livro “A cidade no Brasil”.

Antonio Risério nasceu na Bahia, em 21 de novembro de 1953. É poeta, escritor e antropólogo. Fez política estudantil em 1968, editou revistas de poesia experimental na década de 70 e escreveu para a imprensa brasileira. Teve suas parcerias poético-musicais gravadas por diversas estrelas da música popular brasileira, como Caetano Veloso. Trabalhou com Lelé na equipe da rede Sarah Kubitschek, na Bahia.  Elaborou a concepção que originou o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Tem feito roteiros de cinema e televisão. Escreveu, entre outros, os livros Carnaval Ijexá(Corrupio, 1981), Caymmi: Uma Utopia de Lugar (Perspectiva, 1993), Textos e Tribos(Imago, 1993), Avant-Garde na Bahia (Instituto Pietro Bardi e Lina Bo, 1995), Oriki Orixá(Perspectiva, 1996), Ensaio sobre o Texto Poético em Contexto Digital (Fundação Casa de Jorge Amado, 1998) e Uma História da Cidade da Bahia (Versal, 2004).

A palestra que acontece às 18 horas, no Auditório da Aliança Francesa, é gratuita e aberta ao público.

SERVIÇO

  • Data: 11 de fevereiro (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182