notícias

06.03.2015
11 de Março – Palestra com Robert de Paauw

A palestra acontece às 18 horas e será realizada na Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65). Gratuito e aberto ao público.

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade promove na quarta-feira, dia 11 de março, às 18 horas, palestra com o arquiteto, urbanista e paisagista Robert de Paauw, que abordará o tema “Tempo Livre: Resgate das oportunidades no meio ambiente e a paisagem urbana”. A atividade é realizada em conjunto com a disciplina do Estúdio Vertical, cujo tema do semestre é “Tempo Livre”.

O arquiteto catalão e belga Robert de Paauw vai propor uma viagem por várias intervenções realizadas pelo seu escritório nos últimos anos, tanto na Espanha quanto no Brasil, com foco no desenho urbano, no meio ambiente e no resgate da paisagem, principalmente em áreas precárias como, por exemplo, a que está sendo desenvolvida neste momento em Campo Limpo, dentro do programa Renova SP da Prefeitura de São Paulo (Programa de Urbanização de Favelas).

O desafio do landscape designer, hoje em dia, é o de reconstruir, juntar as pegadas das paisagens na qual intervém. Os elementos vegetais, os traçados dos antigos caminhos, os percursos das águas, o patrimônio arquitetônico, os assentamentos humanos, são as testemunhas destas paisagens que consolidam a identidade dos lugares. Assim, é importante respeitá-los e entender a função espacial, histórica e social do território até o momento. Resgatar o espaço e seu patrimônio do esquecimento, e voltar a incorporá-los nas pautas contemporâneas dos novos planejamentos.

Robert de Paauw é arquiteto, urbanista e paisagista. Sócio fundador do escritório JANSANA, DE LA VILLA, DE PAAUW ARQUITECTES, baseado em Barcelona. Atualmente dirige a sede do escritório em São Paulo onde está desenvolvendo projetos de requalificação urbana e ambiental dentro do programa RENOVA SP. Foi professor convidado em várias universidades, como Penn Design, Roma Tre, Escola Tècnica Superior de Arquitectura de Barcelona, Escola Galega da Paisaxe, FAUUSP. Atualmente é professor na Escola da Cidade. Entre as premiações recebidas, o escritório conta com o Prêmio Europeu do Espaço Público Urbano 2012, pela reabilitação do Morro da Rovira e o XII Premio da Associação de Parques e Jardines Públicos de Espanha, pelo Plano Diretor do Parque Miguel Servet, Huesca.

O evento é gratuito e aberto ao público.

SERVIÇO

  • Data: 11/03/15 (quarta-feira)

  • Horário: 18 horas

  • Local: Escola da Cidade

150306_seminario_Robert