notícias

14.06.2016
15 de junho – Aula aberta com filósofo Paulo Arantes

A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 15 de junho, às 18 horas, o filósofo e professor universitário Paulo Arantes, para a aula aberta “Sobre a era da emergência em que vivemos”.

Encerrando o primeiro ciclo de encontros da série Contracondutas, o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade recebe Paulo Arantes para uma conversa sobre o mundo contemporâneo em seus aspectos de tensão social, conflito, militarização e corrosão política generalizada, um conjunto de dimensões ao qual Arantes vem dando o nome de “Era da Emergência”. A fala de Arantes será baseada em seu mais recente livro, “O novo tempo do mundo” (Boitempo, 2014).

A atividade acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

 

SOBRE O CONVIDADO

Paulo Arantes é filósofo e doutor em filosofia pela Universitè de Paris X – Nanterre. É professor aposentado do departamento de filosofia da USP, onde ensinou por quatro décadas. Entre artigos, ensaios e textos críticos diversos, publicou os livros “Hegel, a ordem do tempo” (Polis, 1981), “Um ponto cego no projeto moderno de Jürgen Habermas” (Brasiliense, 1982, com Otilia Arantes), “O sentimento da dialética” (Paz e Terra, 1992), “Um departamento francês de ultramar” (Paz e Terra, 1994), “Ressentimento da dialética” (Paz e Terra, 1996), “O fio da meada” (Paz e Terra, 1996) e “O sentido da formação” (Paz e Terra, 1997, também com Otilia Arantes). Mais recentemente, publicou “Zero à esquerda” (Conrad, 2004), “Extinção” (Boitempo, 2007) e “O novo tempo do mundo” (Boitempo, 2014).

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Trata-se de uma atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

 

SOBRE O PROJETO CONTRACONDUTAS

O Projeto Contracondutas se origina de uma atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo ao escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema-enfrentamento nesse procedimento de justiça a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o Projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e impactos na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

Os encontros da série Contracondutas, no Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade, já receberam Margareth Rago, Luiz Felipe de Alencastro, José de Souza Martins e Karina Leitão. A fala de Paulo Arantes conclui este primeiro ciclo. A série será retomada em meados de outubro.

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Paulo Arantes – “A era da emergência em que vivemos”.

  • Data: 15/06/16 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182

15.06_paulo_arantes

Clique Aqui para visualizar o cartaz em melhor resolução