notícias

19.04.2016
20 de abril – Aula Aberta com Reginaldo Mattar Nasser

A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 20 de abril, às 18h, o cientista político Reginaldo Mattar Nasser, para a aula aberta “Crise Política e a Democracia no Brasil”.

Desde as eleições de 2014, o Brasil atravessa um período de turbulência política e de ruptura social e partidária que se agravaram em 2016, com o aprofundamento das disputas política motivadas, em parte, pelos desdobramentos das investigações da Polícia Federal no combate à corrupção. Instaurou-se uma crise de governabilidade que colocou na ordem do dia o debate a respeito do impedimento da presidente Dilma Rousseff.

A atividade faz parte do programa do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Faculdade e acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

SOBRE O CONVIDADO

Reginaldo Mattar Nasser é mestre em Ciência Política (UNICAMP) e doutor em Ciências Sociais (PUC-SP). Atua no departamento de Política da PUC-SP desde 1989. É avaliador dos cursos de Relações Internacionais (MEC 2002-2006), coordenador do curso de Relações Internacionais da PUC-SP (1999-2009), professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp, Unicamp e PUC) e chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP (2013). Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Política Internacional, Contexto Internacional, Revista Brasileira de Ciências Sociais e Janus.net – e-journal of International Relations. Membro da Direção da ABRI – Associação Brasileira de Relações Internacionais (2007-2009). Pesquisador do Ipea (2011-2012) e pesquisador responsável do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (INEU). Desenvolve pesquisa na área de Política Internacional com ênfase em Conflitos Internacionais, Segurança Internacional, terrorismo, Oriente Médio, África e política externa dos Estados Unidos.

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Reginaldo Mattar Nasser – “Crise Política e a Democracia no Brasil”. 

  • Data: 20/04/16 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
  • Informações:  seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108