notícias

13.06.2017
21 de Junho_Aula Aberta com o Arquiteto Xavier Vendrell, do Rural Studio

No dia 21.06, o diretor do Rural Studio vai apresentar e discutir as o programa norte-americano da Universidade de Auburn, reconhecido por estabelecer um novo paradigma para a prática da arquitetura dentro da escola. Aberto ao público. Gratuito

O curso de pós-graduação “Arquitetura, Educação e Sociedade”, da Escola da Cidade, promove no dia 21 de junho, às 18h, aula aberta com o arquiteto Xavier Vendrell, um dos diretores do Rural Studio, escritório piloto de concepção-construção, integrante da Faculdade de Arquitetura, Design e Construção da Universidade de Auburn, do Alabama (EUA). A aula, que irá discutir as práticas pedagógicas e as realizações do Rural Studio, será na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB – SP).

Criado em 1993 por D.K. Ruth e Samuel Mockbee, o Rural Studio oferece aos estudantes de arquitetura uma experiência educacional prática, e atende a população carente da região do Black Belt, no oeste do Alabama. Nos seus primeiros anos, se tornou conhecido por estabelecer um novo paradigma para reciclagem, reutilização e reminiscências na arquitetura. Após a morte de Samuel Mockbee, nos anos 2000, Andrew Freear o sucedeu como diretor e, desde então, o Rural Studio expandiu o alcance e a complexidade de seus projetos, concentrando-se principalmente no trabalho orientado para comunidades.

O programa evoluiu e os projetos se tornaram esforços plurianuais e multi-fase, distribuídos por diferentes municípios. Os alunos trabalham dentro da comunidade para definir soluções, angariar fundos, projetar e, em última análise, construir projetos notáveis. O Rural Studio sempre questiona o que deve ser construído, e não o que pode ser construído, tanto no que diz respeito ao desempenho quanto para a operação dos projetos – e ao todo já construiu mais de 170 projetos e educou mais de 800 ‘Arquitetos Cidadãos’.

“A vinda do Rural Studio para a Escola da Cidade reforça o nosso interesse em conhecer e desenvolver ateliês de projeto com enfoque na construção e na produção coletiva do espaço urbano. A experiência do Rural Studio é pioneira neste sentido, e sua apresentação no âmbito do curso de pós-graduação, voltado à formação de professores em arquitetura e urbanismo é aguardada com ansiedade”, comentam as arquitetas e coordenadoras da pós-graduação “Arquitetura, Educação e Sociedade”, Cristiane Muniz e Maira Rios.

 

ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Esta especialização lato sensu, que entra em sua terceira edição no ano de 2017, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e urbanismo. Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos visa incentivar a discussão sobre o papel dos professores e a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade.

É uma proposta inovadora no Brasil por promover atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais.

O curso, que está com inscrições abertas até 01 de agosto, pelo site da Escola da Cidade, destina-se a arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas e demais interessados no tema, com ou sem experiência docente.

 

SERVIÇO

Aula aberta com o diretor do Rural Studio Xavier Vendrell 

  • Data: 21/06/17 (quarta-feira)
  • Horário: 18h
  • Local: IAB-SP – Bento Freitas, 306 – Centro – SP

 

 Evento gratuito e aberto ao público. A palestra será em espanhol

Não é necessária inscrição.