notícias

19.10.2015
21 de outubro – Escola da Cidade debate Bienal de Veneza

A Escola da Cidade promove aula aberta na quarta-feira, 21 de outubro, às 18h, com o arquiteto Agnaldo Farias e com o mestre e doutor em filosofia, Cauê Alves, na terceira e última aula sobre Veneza. Intitulada “Imersão Veneziana 3: Venezas Bienais”, os palestrantes apresentarão suas experiências na Bienal de Veneza. A atividade faz parte do programa de Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Faculdade e acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

SOBRE OS CONVIDADOS

Agnaldo Farias possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1980), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Crítica da Arte e Curadoria, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte e arquitetura, estudos curatoriais, exposições de arte. Dividiu, com Moacir dos Anjos, a representação brasileira da Bienal de Veneza e a curadoria geral da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010.

 

Cauê Alves possui bacharelado (2000), licenciatura (2000), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Tem experiência em História da Arte, Crítica, Curadoria, Teoria da Arte e Estética. É professor do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras, e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FAFICLA, PUC-SP). É coordenador do Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e professor do curso de pós-graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria na mesma instituição. Desde 2006 é curador/colaborador do Clube de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Curador assistente do Pavilhão Brasileiro na 56ª Bienal de Veneza.

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

 

Até o final deste semestre, o Seminário contará ainda com as presenças de Petra Costa, Martha Kiss, Fabrício Corsaletti, Manuel da Costa Pinto e José Guilherme Pereira Leite, professor coordenador da atividade.

 

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade

Agnaldo Farias / Cauê Alves: “Imersão Veneziana 3: Venezas Bienais”

  • Data: 21/10/15 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182