notícias

17.03.2016
23 de Março – Aula Aberta com as arquitetas Eneida de Almeida e Marta Bogéa

A Escola da Cidade recebe na quarta-feira, 23 de março, às 18h, as arquitetas Eneida de Almeida e Marta Bogéa, para a aula aberta “Esquecer para preservar”.

Em meados dos anos 2000, Eneida e Marta escreveram conjuntamente o artigo Esquecer para preservar, debatendo as ações de preservação e restauro arquitetônico desde um ponto de vista cultural e psicológico, enfatizando os processos de seleção imanentes à memória.

A atividade faz parte do programa do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Faculdade e acontece no prédio da Faculdade (Rua General Jardim, 65). Não é necessária inscrição.

 

SOBRE AS CONVIDADAS

Eneida de Almeida possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 2010), mestrado em História e Preservação pela Università degli Studi di Roma La Sapienza (1987) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1981). Atualmente é Professora na Universidade São Judas Tadeu, atuando na Graduação e no Mestrado Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Preservação da Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação, restauro, memória, relação antigo-novo, intervenção contemporânea em bem cultural, patrimônio arquitetônico e patrimônio urbano.

Marta Bogéa é arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 2006). Professora no Departamento de Projeto da FAUUSP. Tem experiência na área de Arquitetura e Arte, com ênfase em Teoria e Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, arte, cidade contemporâneas.

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Eneida de Almeida e Marta Bogéa, “Esquecer para preservar”.

  • Data: 23/03/16 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Escola da Cidade (3º andar) – Rua General Jardim, 65