notícias

17.11.2016
23 de Novembro – Aula Aberta sobre Grandes Obras, Migração e Trabalho Escravo

A Escola da Cidade promove a aula aberta “Contra-intervenções” na quarta-feira, 23 de novembro, às 18h, com a discussão dos temas: grandes obras, migração e trabalho escravo. Os convidados para este debate são Coletivo 308, David Sperling, Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas, São Carlos (NEC/USP São Carlos), e três vencedores da Chamada Aberta para Intervenções Públicas do Projeto Contracondutas, Vânia Medeiros, Coletivo Metade e Danielli Wal. A mediação será dos professores da UNIFESP Pedro Arantes, Vinícius Spricigo e estudantes da UNIFESP.

O encontro faz parte da Série Contracondutas, promovida pelo Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade. O ciclo de palestras, que se estende até 30 de novembro, visa discutir temas e questões relativas ao trabalho análogo ao escravo.

Para este encontro, os convidados são autores de propostas de Intervenção Pública, submetidas ao Projeto Contracondutas, por meio de uma chamada aberta recém-organizada. As intervenções procuram problematizar, investigar e comunicar as relações contemporâneas de trabalho, inclusive o trabalho análogo ao escravo, além de parcerias com artistas e coletivos buscando o desenvolvimento e a execução de projetos que articulem pesquisa, formação e intervenção.

A atividade acontece na Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65). Não é necessária inscrição.

SOBRE OS CONVIDADOS

Coletivo 308. Em atividade na cidade de Guarulhos há dez anos, é composto por pessoas com formação em artes visuais e design, atuando na promoção de ações em espaços públicos. Entre outras iniciativas, o coletivo organiza a B.I.G., Bienal Internacional de Guarulhos, que apresenta trabalhos em pequeno formato.

David Sperling. Professor doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos e pesquisador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-USP). É membro da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital (SIGraDi) e atua, predominantemente, com os seguintes macro temas: espaço, tecnologia e cultura; arquitetura, interfaces entre arquitetura e a arte contemporâneas, cartografias e mapeamentos, processos de projeto e fabricação digital.

NEC-USP é um grupo de pesquisa do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos. A abordagem de seus estudos é transdisciplinar, tratando das transformações espaciais, culturais e artísticas que têm caracterizado o mundo contemporâneo a partir das inter-relações entre arquitetura, arte, cidade e sociedade.

Vânia Medeiros é formada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2007), pós-graduada em Artes no Instituto Universitário Nacional del Arte de Buenos Aires (2008) e, atualmente, desenvolve mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no qual investiga possíveis relações entre arte, design e etnografia. Seu trabalho se materializa na forma de desenho, design gráfico, cenografia, instalação e intervenções urbanas, sem se prender a nenhum suporte específico.

Coletivo Metade é formada por Isabella Beneduci Assad (23 anos) e Ana Tranchesi (24 anos). Isabella Assad vive e estuda em São Paulo. É estudante de Artes Plásticas (Faap, 7º semestre), ex-aluna de Comunicação Social com habilitação em Cinema – Faap (2011-2012) e premiada pela 47ª Anual de Arte Faap. Ana Tranchesi vive e estuda em São Paulo. Estudante de arquitetura e urbanismo na Escola da Cidade, com graduação prevista para 2016.

Danielli Wall é arquiteta e urbanista desde 2011 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Arte Hibridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2016. Co-Fundadora do coletivo Ponto 41, que trabalha com uma rede interdisciplinar de profissionais ligados à cultura, tecnologia e informação e focados em sustentabilidade, arte, intervenções urbanas, histórias de vida, de pessoas, de lugares.

Os convidados foram selecionados pela Chamada Aberta para Intervenções Públicas do Projeto Contracondutas.

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Trata-se de uma atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados.

SOBRE O PROJETO CONTRACONDUTAS

O Projeto Contracondutas se origina de uma atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo ao escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema-enfrentamento nesse procedimento de justiça a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e impactos na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

O projeto conta com uma página onde estão concentradas todas as atividades desenvolvidas, ações em andamento e programação completa de atividades. Acesse http://www.ct-escoladacidade.org/contracondutas/

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Coletivo 308 + David sperling + NEC/USP São Carlos + Vania Medeiros + Coletivo Metade + Danielli Wal e equipe 

  •  Data: 23/11/16 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Escola da Cidade (3º andar) – Rua General Jardim, 65

cc_seminario-todos_facebook