notícias

17.09.2015
23 de Setembro – Aula Aberta com Alfredo Bosi

A Escola da Cidade  recebe na quarta-feira, 23 de setembro, às 18h, Alfredo Bosi, professor universitário, crítico e historiador de literatura, para a aula aberta “Cultura ou Culturas Brasileiras”. A atividade faz parte do programa de Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Faculdade e acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

SOBRE O CONVIDADO

Alfredo Bosi é crítico e historiador literário, ensaísta e professor. Especialista em literatura brasileira, filologia românica, literatura italiana e doutor com a tese “Mito e Poesia em Leopardi” (1964). Autor de inúmeros livros com enfoque na cultura e literatura brasileira, seu destacado livro “Dialética da Colonização” (1992) mostra a amplitude de um olhar crítico que vê a literatura e sua hermenêutica dentro de um panorama amplo, transformando a história da literatura em análise profunda da sociedade brasileira. Desde 2003 ocupa a cadeira número 12 da Academia Brasileira de Letras – ABL.

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1958) e doutorado em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (1964). Livre-docente de Literatura Italiana (1970). Atualmente é Professor Titular Aposentado e Professor Emérito de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Membro da Comissão de Lexicografia e da Comissão de Publicações da Academia Brasileira de Letras. Coordenador do Conselho da Cátedra Lévi-Strauss mantida pelo Convênio entre o Instituto de Estudos Avançados e o Collège de France.

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

Ao longo deste semestre, o Seminário contará ainda com as presenças de Enrico Fontanari, Agnaldo Farias, Cauê Alves, Anália Amorim, Marta Moreira, Petra Costa, Martha Kiss, Fabrício Corsaletti, Manuel da Costa Pinto e José Guilherme Pereira Leite, professor coordenador da atividade.

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade

Cultura ou Culturas Brasileiras – Alfredo Bosi

  • Data: 23/09/15 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
  • Informações: seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

 

cartaz_bosi_23.09.15