notícias

18.08.2016
24 de Agosto – Aula aberta com sociólogo Jessé Souza

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove na quarta-feira, 24 de agosto, às 18h, a aula aberta “Os abandonados e a luta de classes no Brasil de hoje”, com o sociólogo e professor de ciência política, Jessé Souza.

Após a aula aberta, será feito lançamento do recém-finalizado livro do convidado, “A Radiografia Do Golpe” (Editora Leya), em que destrincha os acontecimentos que levaram o Brasil para a situação atual.

Esta atividade faz parte do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade e acontece no prédio da Faculdade (Rua General Jardim, 65). Não é necessária inscrição.

 

SOBRE O CONVIDADO

Jessé Souza é sociólogo, professor de ciência política da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1986), doutorado em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanha (1991), pós-doutorado em filosofia e psicanálise na New School for Social research de Nova Iorque, EUA (1994-1995) e livre-docência em sociologia, pela Universität Flensburg, Alemanha (2006). Realizou diversos estágios pós-doutorais e como professor visitante, na Universität Bremen, Alemanha (1999-2000). Escreveu, como autor e organizador, 23 livros, além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. Recentemente publicou o livro “A tolice da inteligência brasileira”, Leya 2015.

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Não é necessária inscrição prévia.

 

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade

“Os abandonados e a luta de classes no Brasil de hoje” – Jessé Souza

  • Data: 24/08/16 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65

 

160822_jesse_souza