notícias

22.06.2017
26 e 28 de Junho: Aulas Abertas com arquiteto espanhol Toni Gironès Saderra

Nos dias 26 e 28 de junho, Gironès falará sobre seus projetos e tese de Doutorado, cujo tema é a interpretação da paisagem da Catalunha. Eventos gratuitos e abertos ao público

O curso de pós-graduação “Geografia, Cidade e Arquitetura”, da Escola da Cidade, recebe o arquiteto espanhol Toni Gironès Saderra para três aulas, na última semana de junho.

Os encontros acontecem dos dias 26 a 28 de junho, no prédio da Faculdade. Na segunda-feira, dia 26, em aula aberta, às 19 horas, Gironès apresentará os trabalhos que desenvolve em seu escritório ‘Estudi d’arquitectura – Toni Gironès Saderra’, em Barcelona.

No dia 27 de junho, em aula fechada para os estudantes da pós-graduação, participará do exercício de projeto da especialização.

Já na quarta-feira, dia 28 de junho, às 19 horas, em mais uma aula aberta ao público externo, abordará seu recente trabalho de doutorado, cujo tema aborda a interpretação da paisagem da Catalunha.

Toni Gironès Saderra nasceu em Badalona (Barcelona), em 1965. Arquiteto graduado na Escuela Técnica Superior de Arquitectura del Vallés (ETSAV) – UPC (1992), com Doutorado (2016) pela UPC, com a tese ‘Arquitecturas espontáneas, reflexiones sobre constantes en arquitectura: la península del Cap de Creus, una topografía en el tiempo’.

Professor de projetos na ETSA Vallés (1993-2005). Professor e coordenador do 1º Ciclo de Projetos da Escuela de Arquitectura de Reus, URV, entre 2005 e 2017. Indicado, em 2001, ao Premio Internacional Francesco Borromini e, em 2014, ao Swiss Architectural Award. Sua obra tem sido apresentada em várias exposições, dentre as quais Swiss Architecture Museum de Basilea, em 2013, e também em participações nas Bienais de Veneza de 2014 e 2016. No ano de 2015, duas de suas obras foram indicadas ao Premio Europeo Mies Van der Rohe.

Seu trabalho está publicado em diversas revistas nacionais e internacionais. O destaque especial é para a edição de maio da Revista de arquitetura e design El Croquis, que dedicou o número ao seu trabalho – www.elcroquis.es/collections/edicion-digital/products/189-digital

 

 Geografia, Cidade e Arquitetura

O curso de pós-graduação ‘Geografia, Cidade e Arquitetura tem a proposta de apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano, por meio da Arquitetura.

Com inscrições abertas até 27 de julho, para turmas no 2º Semestre, o curso conta com módulos bimestrais que definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho. No ano de 2017, oitava edição do curso, os países estudados no primeiro semestre foram Chile e Espanha. Para o segundo semestre, o países serão Costa Rica e México. Já estão definidos que, no início de 2018, os estudos se concentrarão em Colômbia e Estado Unidos. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

Pelo fato do curso ser estruturado em módulos bimestrais, os interessados podem efetuar inscrições nos módulos que tenham interesse. Para obter o certificado de conclusão, o aluno deve cursar quatro módulos, ao todo.

 

SERVIÇO

Aulas Abertas – Arquiteto espanhol Toni Gironès.

  • Datas: 26/06/17 e 28/06/17 (segunda e quarta-feira)
  • Horário: 19 horas
  • Local: Escola da Cidade – 3º Andar – Rua General Jardim, 65, República. 

Evento gratuito e aberto ao público. Não é necessária inscrição.