notícias

26.10.2015
28.10_Escola da Cidade promove discussão sobre Cinema e Teatro

A Escola da Cidade promove a aula aberta “Elena, Olivia, Rózà e a Gaivota”, sobre cinema e teatro, na quarta-feira, 28 de outubro, às 18h, com a atriz e cineasta Petra Costa, e a atriz e diretora Martha Kiss. A atividade faz parte do programa de Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Faculdade e acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

SOBRE AS CONVIDADAS

Petra Costa é atriz e cineasta. Formada em Antropologia pela Columbia University/NY. Tem Mestrado em Comunidade e Desenvolvimento, na London School of Economics. Após dirigir o curta-metragem “Olhos de Ressaca” (2005), lançou em 2012 seu primeiro longa-metragem “Elena” que obteve repercussão internacional, participando e se destacando em importantes festivais de cinema pelo mundo. “Olmo e a Gaivota” é seu segundo longa. Foi premiado no 68º Festival de Locarno, onde fez sua estreia mundial. Exibido na seção Cineastas do Presente, o filme brinca com a fronteira entre documentário e ficção, ao contar a história de Olivia, atriz que se prepara para atuar na peça A Gaivota, de Anton Tchekov.

 

Martha Kiss Perrone é atriz e diretora de teatro. Formada no Teatro Escola Célia Helena e em Artes Plásticas na Faap. Fundadora e integrante do grupo de Teatro Tablado de Arruar, durante sete anos. Dirigiu o espetáculo A Rua é o Rio e Fim de Partida de Samuel Beckett. Na França, acompanhou, durante um ano, o processo de criação do Théâtre du Soleil – dirigido por Ariane Mnouschkine. Atuou no espetáculo Goldenen Flis, no Marxim Gorki Theater em Berlim, sob direção de Tilman Kolher. Fez a Preparação de Elenco e Direção de Arte do filme “Elena”, de Petra Costa – Martha foi premiada pela direção de arte no Festival de Brasília. Fez colaboração de roteiro e filmagens do filme “Olmo e a Gaivota”, de Petra Costa. Dirigiu “Rózà”, um espetáculo multimídia construído a partir das cartas de Rosa Luxemburgo escritas, em sua maioria, nas prisões alemãs do início do século 20.

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados.Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

Até o final deste semestre, o Seminário contará ainda com as presenças de Fabrício Corsaletti, Manuel da Costa Pinto e José Guilherme Pereira Leite, professor coordenador da atividade.

 

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade

“Elena, Olivia, Rózà e a Gaivota” – Petra Costa e Martha Kiss

  • Data: 28/10/15 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182