notícias

09.11.2016
28 de Novembro – Lançamento de livro sobre a FAU USP – Editora da Cidade

A Editora da Cidade, da Escola da Cidade, promove no dia 28 de novembro, a partir das 17 horas, o lançamento do livro ‘O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas’, organizado pelo arquiteto Antonio Carlos Barossi. O evento acontece no Auditório Ariosto Mila, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Na ocasião, haverá uma exposição com os desenhos que foram produzidos para o livro, representando o edifício tal qual ele foi inaugurado, a partir das 17 horas, e uma mesa de debate com os arquitetos Antonio Carlos Barossi e Felipe de Araújo Contier, além da presença da Editora da Cidade e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP), das 17h30 às 19h30. Na sequência, haverá sessão de autógrafos com o organizador e os coautores presentes.

O livro ‘O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas é uma realização da Editora da Cidade, que contou com patrocínio do CAU/SP, juntamente ao livro ‘Masp, estrutura, proporção, forma’, que investiga a obra icônica da arquiteta Lina Bo Bardi, lançada em 2015. O edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na Cidade Universitária (1969) e o Museu de Arte de São Paulo (1968) são as duas obras escolhidas como assunto dos primeiros volumes da série Obras Fundamentais, que visa publicar pesquisas sobre obras específicas de relevância na nossa história arquitetônica.

“O edifício da FAU, além da qualidade arquitetônica em si, é expressão e síntese do legado do arquiteto, militante progressista e professor Artigas, que influencia até hoje gerações de estudantes e profissionais pelo conjunto da arquitetura que produziu, pelas conquistas e pelas lições de sua ação política e social e pela referência como professor e pensador”, comenta Barossi.

Para este segundo livro, a Editora da Cidade convidou o arquiteto e professor Antonio Carlos Barossi, estudioso do edifício em questão, que trabalhou intensamente para esta publicação e agregou diversos autores especializados, além de organizar a produção dos desenhos, coordenada pelo arquiteto Guilherme Pianca Moreno, com participação de estudantes da Escola da Cidade e da FAU-USP. O apoio do pesquisador Felipe de Araújo Contier, que concluiu recentemente doutorado sobre o assunto, também foi muito importante tanto na colaboração com seus textos, como na revisão técnica, na configuração geral do livro e nas conversas ao longo do processo.

O livro traz a contribuição de 21 autores de diferentes áreas, gerações e visões de mundo, compondo um quadro em que pontos de vista diversos são expostos, se completam, às vezes se contradizem, mas sobretudo, exprimem a extensão das reflexões que a obra é capaz de promover. A publicação procura agrupar informações e abordagens já conhecidas para propiciar uma visão de conjunto da obra aos que já a conhecem e também apresentá-la de forma genérica e abrangente para aqueles que desejam conhecê-la, em particular estudantes que estão se aprofundando ou ingressando no universo da arquitetura como área do conhecimento. Inclui redesenhos que resgatam, com fidelidade, a obra como inaugurada, abordando gráfica e descritivamente seus componentes construtivos: das fundações ao mobiliário, passando pela estrutura, vedos, vãos, paisagismo, instalações e outros.

Nas palavras de Barossi, “uma das propriedades pretendidas para o livro foi expressar em si mesmo, como método e essência, uma das características primordiais do próprio edifício, que é propiciar a convergência das relações humanas, atribuindo caráter coletivo ao trabalho realizado em seu espaço. Esse foi o critério das participações, das inclusões e das referências, diretas ou indiretas, na sua produção.”

“Para a Editora da Cidade, tem sido um processo muito rico produzir esta série e agradecemos ao CAU/SP e todos os colaboradores que participaram desta publicação”, conclui o professor e editor da Escola da Cidade, Anderson Freitas.

 

Serviço

Lançamento do livro O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas, (org.) Antonio Carlos Barossi.
São Paulo: Editora da Cidade, 2016. [Série Obras Fundamentais, v. 2].

  • Data: 28/11/16 (segunda-feira)
  • Horário: 17h abertura da exposição | 17h30-19h30 mesa debate | 19h30 coquetel.
  • Local: FAU-USP – Auditório Ariosto Mila, FAU-USP, Rua do Lago 876, Butantã.

EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

161107_cartaz_lancamento_fau_cartaz