notícias

30.08.2017
30 de Agosto – Seminário: Omar Ribeiro Thomaz

A Escola da Cidade recebe na quarta-feira, 30 de agosto, às 18h, o professor Omar Ribeiro Thomaz, para aula-debate “Barcelona, o que vem depois?”, em que abordará os recentes atentados ocorridos em Barcelona. Acontece no Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SP (Rua Bento Freitas, 306). Não é necessária inscrição.

 

SOBRE O CONVIDADO
Omar Ribeiro Thomaz é Bacharel em História da Arte – Universidad de Barcelona (1989) -, graduação em Arte Dramática – Estudio de Formación de Actores Nancy Tuñón (1989), e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1997). Foi pesquisador do Centro Brasileiro e Análise e Planejamento por 12 anos e atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas, junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, ao Programa de Pós-Graduação em História (linha História Social da África) e ao Doutorado em Ciências Sociais. Realizou pós-doutoramento no Max Planck Institute for Social Anthropology (2007), em Halle Salle, Alemanha, com o apoio da Humboldt Foundation. Desenvolve pesquisa nas áreas de antropologia da guerra e do conflito e história social da África e do Caribe, tendo realizado pesquisa de campo no sul de Moçambique, em Uganda e no Haiti. Sua equipe, formada em grande medida por orientandos, vem realizando pesquisa em diferentes países africanos (Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Namíbia e África do Sul), no Caribe (Haiti e República Dominicana) e em territórios da Europa central e oriental (em particular Sérvia, Bósnia e antiga República Democrática Alemã).

SOBRE O SEMINÁRIO
O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br.