notícias

25.08.2016
31 de agosto – Aula aberta com Manuela Carneiro da Cunha.

A Escola da Cidade promove na quarta-feira, 31 de agosto, às 18h, a aula aberta “Cotidiano dos povos indígenas no Brasil atual”, com a antropóloga, doutora em Ciências Sociais, Manuela Carneiro da Cunha. Esta atividade faz parte do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade e acontece no prédio da Faculdade (Rua General Jardim, 65). Não é necessária inscrição.

 SOBRE A CONVIDADA

Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha é antropóloga, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e graduada em matemática pela Faculté des Sciences de Paris (1967). Foi professora doutora da Universidade Estadual de Campinas e professora titular da Universidade de São Paulo, onde é aposentada. Foi full professor da Universidade de Chicago de 1994 a 2009, onde é professora emérita. Foi titular da cátedra “savoirs contre pauvretés”, no Collège de France, em 2011-2012. É membro da Academia Brasileira de Ciências, e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Antropologia (1986-88). Recebeu vários prêmios, entre os quais a Ordem do Mérito Cientifico na Classe Grã Cruz, a Legion d´honneur da França, a medalha Roquette-Pinto da Associação Brasileira de Antropologia e a medalha da Francofonia da Academia Francesa. Publicou 12 livros, 38 artigos em Periódicos especializados e 32 capítulos em livros, e organizou quatro livros. Sua atuação distribui-se pela etnologia, história e direitos dos índios, escravidão negra, etnicidade, conhecimentos tradicionais e teoria antropológica. Entre suas publicações constam os livros “Cultura com aspas“; “Negros, estrangeiros” e “Os mortos e os outros“. Organizou, entre outras obras, “História dos índios no Brasil” e “Enciclopédia da floresta“.

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Não é necessária inscrição prévia.

 

 Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade

“Cotidiano dos povos indígenas no Brasil atual”, Manuela Carneiro da Cunha.

  • Data: 31/08/16 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65

160830_Manuela_Carneiro_da_Cunha