notícias

30.08.2016
31 de Agosto – Lançamento livro Arquitectanic

Nesta quarta-feira, 31 de agosto, às 17h, a Escola da Cidade promove o lançamento do livro “Arquitectanic – Os dias da Troika“, do arquiteto português Jorge Figueira. Aberto ao público

O livro oferece ao leitor 45 crônicas produzidas pelo crítico e arquiteto para o jornal português “Público”, entre 2012 e 2013. Tratam-se de textos escritos em modo de “crítica informal”, que estabelecem um diálogo bem-humorado e, muitas vezes, irônico, com a arquitetura, os arquitetos, as políticas e os políticos, viagens e experiências pessoais.

O lançamento terá sequência de uma conversa com o autor.

Jorge Figueira é licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), 1992. Possui doutorado em Arquitetura, especialidade Teoria e História, pela Universidade de Coimbra, 2009. Leciona no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e no Programa de Doutorado em Arquitetura da FAUP. É coordenador editorial do serviço de edições do Departamento de Arquitectura da FCTUC, Universidade de Coimbra. Publicou os livros: Escola do Porto: Um Mapa Crítico, Coimbra, eIdIarq, DAFCTUC, 2002; SMS:SOS. A Nova Visualidade de Coimbra, Coimbra 2003/Edições ASA, 2003, (Concepção e coordenação); Agora que está tudo a mudar – Arquitectura em Portugal, Caleidoscópio, 2005; A Noite em Arquitectura, Relógio d´Água, 2007; Álvaro Siza. Modern Redux, Hatje Cantz, 2008 (editor). Na área de projeto, colaborou no Centro de Estudos da FAUP, entre 1991 e 1996, onde realizou o Projeto de Reabilitação do Recinto do Palácio de Cristal, o restauro da Concha Acústica e o Restaurante do Palácio de Cristal, no Porto.

SERVIÇO

  • Data: 31/08/16 (quarta-feira)
  • Horário: 17h
  • Local: Escola da Cidade

 

post JF