notícias

02.07.2014
AA Visiting School São Paulo / Liquid Urban Architecture

São Paulo, Brasil
22 a 31 de Julho de 2014

Durante o intenso workshop de 10 dias Architectural Association (AA) São Paulo Visiting School 2014, design computacional avançado e fabricação digital serão utilizados para gerar novos modelos arquitetônicos especulativos a fim de criar um novo “Design Líquido” capaz de mediar diversas forças. O workshop explorará o fenômeno de apropriação do território à margem dos rios Pinheiros e Tietê, em São Paulo. Na década de 60, boa parte do sistema pluvial foi desastrosamente canalizada, removendo em torno de 27 kilometros de cursos de rios, causando grandes alagamentos e outros problemas ambientais e criando grandes programas monolíticos, como centros de esportes, mega-stores, centros de distribuição e convenções. O Visiting School São Paulo trabalhará no intuito de criar vida urbana nestes sítio redefinindo as tipologias macro-arquitetônicas pelo rio com novas intervenções em micro-escala capazes de trazer qualidades urbanas. Especificamente, o workshop focará na reinvenção do mercado e centro de distribuição CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), para inserir novos programas e estruturas capazes de mediar o movimento de pessoas, comércio e questões ambientais utilizando projeto paramétrico e fabricação digital. Estudantes podem tanto trabalhar na escala arquitetônica quanto em vitrines de lojas, trazendo uma nova interface contemporânea entre produção e consumo.

-Time de tutores:
O time de professores será liderado por Hart Marlow do su11 (www.su11.com), inclui especialistas em design digital avançado e arquitetos locais, para promover estratégias inovadoras informadas por questões políticas, econômicas e ambientais locais.O workshop explorará o fenômeno de apropriação do território à margem dos rios Pinheiros e Tietê, em São Paulo. Participe

-Técnicas computacionais:
No workshop serão lecionadas técnicas de design paramétrico e modelagem digital avançada. Nenhuma experiência prévia é necessária. Um grupo de tutores especialistas em design computacional conduzirá as aulas introdutórias e dará assistência durante o workshop para desenvolver os projetos dos participantes.

-Fabricação Digital:
Diversos modelos físicos e protótipos serão produzidos usando técnicas de fabricação digitais que serão ensinadas durante o curso. Experiência prévia não é necessária.

Mais informações
http://saopaulo.aaschool.ac.uk/?page_id=2145>