notícias

20.06.2017
‘Acústica nas Edificações e no Urbanismo’ e ‘Luminotécnica’ – Inscrições para Disciplinas Abertas até dia 23 de Junho

Disciplina será ministrada de 01 a 07 de Julho

A Escola da Cidade está com inscrições abertas, até esta sexta-feira (23.06), para as disciplinas abertas de Acústica nas Edificações e no Urbanismo e Luminotécnica, direcionadas a estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia.

 

  • Disciplina Aberta – Acústica nas Edificações e no Urbanismo

Professor: Nelson Solano Vianna

 

Ministrada pelo professor Nelson Solano Vianna, a disciplina propõe aos alunos a incorporação, nas suas práticas acadêmicas e futuras práticas profissionais de projeto, os fundamentos do conforto ambiental nas sub-áreas de iluminação artificial e acústica – tanto ao nível do edifício quanto dos espaços urbanos. Estes fundamentos serão discutidos nos seus aspectos técnicos-quantitativos e também qualitativos (por meio de critérios de projeto).

Segundo o professor Nelson Vianna, a disciplina propõe ao aluno “construir um repertório amplo e crítico na área para aplicação direta em atelier, objetivo último de qualquer disciplina de tecnologia”.

A ementa prevê temas como conceito de conforto acústico e suas variáveis de projeto e contexto; fontes de ruído, percepção e conforto acústico; acústica urbana, materiais e componentes – isolamento e absorção acústica e acústica de auditórios, teatros e espaços de espetáculo.

Clique Aqui para Fazer o Download da Ementa do Curso

 

Disciplina Aberta – Luminotécnica

Professora: Rita Buoro

 

Ministrada pela Professora Rita Buoro, a disciplina propõe aos alunos a incorporação, nas suas práticas acadêmicas e futuras práticas profissionais, os fundamentos do conforto ambiental na sua sub-área de iluminação artificial (luminotécnica).

Busca trabalhar o conhecimento sobre projetos de iluminação artificial considerando critérios de desempenho luminotécnico, grandezas e unidades fotométricas, sistemas de iluminação, tipos de lâmpadas e luminárias (características e aplicações), métodos de cálculo (incluindo softwares) e normas técnicas.

Tais fundamentos serão repassados e discutidos não só nos seus aspectos técnicos-quantitativos, mas também qualitativos (por meio de critérios de projeto).

A ementa prevê a abordagem de questões relacionadas à iluminação no projeto de interiores para o desenvolvimento do partido arquitetônico, utilizando conceitos e ferramentas correlatas à área, buscando incorporar a luz como elemento fundamental na qualificação do espaço.

Clique Aqui para visualizar a ementa do curso

 

INSCRIÇÕES 

  • Disciplinas Abertas – 1º Semestre de 2017
  1. Acústica nas Edificações e no Urbanismo
  2. Luminotécnica
  • Inscrições abertas até 23 de junho de 2017
  • Dia: 3 a 7 de Julho de 2017
  • Horário: 8h30 às 18h30
  • Valor: R$500,00 (cada)

 

INSCRIÇÕES
Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para erikamachado@escoladacidade.edu.br

CLIQUE AQUI e Faça o Download da Ficha de Inscrição