notícias

20.09.2017
Agendas 21 locais: Debates sobre Sustentabilidade. Inscrições Abertas

Encontros acontecem dias 04 e 05 de outubro. Inscrições abertas até 02 de outubro.

O curso de Pós-graduação lato sensuHabitação e Cidade’, da Escola da Cidade, promove em outubro o ciclo de debates “Agendas 21 locais”, com a proposta de promover uma reflexão sobre a questão da Sustentabilidade, fornecendo insumos para os projetos de transformação da realidade urbana.

A especialização iniciará seu quarto módulo com esta atividade (o curso se estrutura em quatro módulos bimestrais), tratando a sustentabilidade entendida no seu tripé de apoio: socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correto. A ideia de “Agendas 21 locais” parte da ‘Agenda 21’, documento organizado no âmbito da ONU, do qual o Brasil é signatário, e que busca um pacto mundial no sentido do planejamento e manejo sustentáveis do uso do Planeta Terra. Naquele documento, instrumentos e mecanismos no sentido da conservação e gestão dos recursos, da disseminação de maior consciência ambiental e fortalecimento de agentes envolvidos são convocados. Estimula-se, a partir desse documento base, a construção de processos de planejamento em escalas que vão da regional àquela referente a áreas menores, incluindo a escala do edifício: o Curso chama estas ações organizadoras de “Agendas 21 locais”, que serão o pano de fundo para o debate previsto.

Os convidados serão os professores Paulo Saldiva e Ladislau Dowbor, nomes envolvidos com essa perspectiva de revisão da maneira como estão sendo lidados recursos e com o planeta, que não tem sido tratado com bom senso, sendo ignorados inúmeros saberes e alertas.

A perspectiva da semana “Agendas 21 locais” é a de apoiar a disseminação desses saberes, que apontam para a possibilidade de estabelecer uma forma sustentável de lidar com a Terra e seus recursos limitados.

O ciclo de debates é aberto ao público em geral, que se juntará aos alunos regulares do curso Habitação e Cidade.

Inscrições devem ser feitas até 02 de outubro.

 

SOBRE OS CONVIDADOS

Paulo Saldiva. Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada. Comentarista do Jornal da Cultura, na TV Cultura. Atual Diretor  do Instituto de Estudos Avançados da USP.​

Ladislau Dowbor​. Economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros, toda sua produção intelectual está disponível online na página dowbor.org.

INSCRIÇÃO
Enviar ficha de inscrição devidamente preenchida para cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br
CLIQUE AQUI para fazer o download da Ficha de Inscrição

 

PROGRAMAÇÃO

Ciclo de debates “Agendas 21 locais” 

  • Dia 4 de Outubro (Quarta-feira), às 19h: Prof. Paulo Saldiva | “Cidades, Meio Ambiente e Saúde”
  • Dia 5 de Outubro (Quinta-feira), às 19h: Prof. Ladislau Dowbor |“Valorização do Poder Local e Economia Solidária”
    (Prof. Dowbor lançará, na ocasião, o livro “A Era do Capital improdutivo”).
  • Inscrições: até 02 de outubro
  • Investimento: R$ 40
  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65