notícias

17.07.2019
APRENDENDO A VIVER NA CIDADE

A Escola da Cidade promove o curso livre APRENDENDO A VIVER NA CIDADE”. Ministrado pela arquiteta e urbanista Beatriz Vanzolini e pelo rapper Rafael Gomes.

A proposta do curso Aprendendo a viver na cidade parte de um panorama geral sobre o tema do urbanismo, revelando as diversas temáticas que devem ser contempladas para o entendimento das dinâmicas urbanas de forma abrangente. O curso apresenta uma introdução ao tema das cidades, passando por seus aspectos conceituais, por um breve histórico, políticas de governança, introdução aos temas da moradia, mobilidade, meio ambiente e economia urbana, sendo finalizado com as cidades contemporâneas, seus desafios e oportunidades. O curso é destinado a jovens que se interessem pelo tema das cidades, com ênfase nas dinâmicas e estruturas urbanas, governança, apropriação do espaço público, arte e cultura na periferia e temas correlatos, e para educadores do ensino básico das escolas que se interessem pela abordagem do tema em sala de aula, incluindo os conteúdos, as atividades e referências. Assume-se um caráter interdisciplinar, abarcando geografia, história, sociologia, política, artes, meio ambiente, economia, direito, entre outras áreas. Essa convergência de saberes distintos é um produto típico do ambiente urbano. A cidade contemporânea será pensada a partir de um movimento coletivo de ideias e proposições.

Beatriz Vanzolini é arquiteta e urbanista, com formação pela Escola da Cidade, em 2009. Cursando Pós-Graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade, na Escola da Cidade; e Licenciatura em História pela Faculdade Uniplena. Professora do Curso Executivo “Inovação Urbana: novas formas de fazer cidade”, no Insper desde 2017, e Professora Assistente de Urbanismo pela Escola da Cidade, desde 2018. É autora do livro “Aprendendo a viver na cidade”, junto ao Arq.Futuro e Vinicius Andrade, publicado em 2018. Em 2015 fundou a Empresa Satélite Arquitetura e Urbanismo, atuando com projetos e concursos de arquitetura, estruturação de projetos e pesquisa em urbanismo.

Rafael Gomes, também conhecido como MMoneis, é MC residente do distrito do Grajaú, atuando no Rap desde 2007. Tem 3 discos lançados de maneira independente sendo um em grupo e dois trabalhos solo. Junto as plataformas do “Por quê?” e do “Arq.Futuro”, produz trilhas sonoras para os livros de educação desenvolvidos pela Editora BEI, como o “Aprendendo a lidar com o dinheiro” e “Aprendendo a viver na cidade”. Apresenta a série Guetonomia no Youtube, onde procura, junto a uma cantora e um professor da FEA-USP, esclarecer e traduzir termos complexos relacionados a assuntos econômicos.

PERÍODO

As aulas acontecem aos sábados, de 31 de agosto a 19 de outubro.

Datas: 31/08; 14, 21 e 28/09; 05 e 19/10

HORÁRIO

9h00 às 12h00

CARGA HORÁRIA

18 horas – 6 aulas de 3 horas

VALOR

R$ 900,00 – 3x R$ 300,00

Alunos e Professores: 25% de desconto (mediante comprovação enviada ao e-mail cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br)

Público Escola da Cidade: 50% de desconto (professores, alunos e ex-alunos da Graduação e Pós-Graduação)

PÚBLICO-ALVO

Estudantes de arquitetura ou ensino médio, professores e pessoas que se interessem pelo tema.

LOCAL

Escola da Cidade. Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque (metrô República)

INSCRIÇÕES

Clique aqui e faça sua inscrição

Atenção: As inscrições só serão efetivadas após a realização de pagamento

Os alunos que concluírem os cursos com o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.

Dúvidas e mais informações: (11) 3258-8108 – cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br