notícias

07.06.2016
08 de Junho – Aula Aberta com Karina Leitão

A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 08 de junho, às 18 horas, a arquiteta Karina Leitão, para a aula aberta “Impacto de grandes projetos em comunidades atingidas: o caso de Belo Monte“.

Continuando os encontros da série Contracondutas, o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade recebe Karina para uma conversa sobre as grandes obras brasileiras recentes, seus impactos sociais e ambientais. Os projetos logísticos e energéticos têm recorrentemente moldado as ações no território nacional, muito além do que fazem as políticas de corte territorial. Na apresentação de Karina, a ênfase recai sobre esses impactos e sobre o questionamento de paradigmas engendrados em grandes projetos regionais, geradores de violações de direitos. O projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte será discutido como caso principal, à luz de suas repercussões em uma região marcada por déficit socioterritorial histórico e, ao mesmo, por riqueza natural, ambos esses aspectos sendo desconsiderados no projeto energético em questão.

A atividade acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

 

SOBRE A CONVIDADA

Karina Leitão é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1999), mestre pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP, 2004), e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 2009). Desde 2002 é pesquisadora e, mais recentemente, Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Grupo de Formação em Estudos Urbanos do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP. Possui experiência como consultora independente junto a instituições como o Instituto Pólis, a Aliança de Cidades, o Ministério das Cidades, a FUPAM e a FESP-SP, além de diversas prefeituras, atuando na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Políticas Urbanas, Habitação de Interesse Social e Gestão Municipal.

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18 horas. Trata-se de uma atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

SOBRE O PROJETO CONTRACONDUTAS

O projeto Contracondutas se origina de uma atuação do sistema de justiça do trabalho dentro das ações de combate e erradicação do trabalho análogo ao escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Com a aprovação do Ministério Público do Trabalho, a Associação Escola da Cidade ficou encarregada de elaborar um projeto amplo e público que buscasse problematizar, difundir e transformar o conhecimento e a realidade do problema-enfrentamento nesse procedimento de justiça, a partir de uma abordagem sobre a questão do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e impactos na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

Os encontros da série Contracondutas, no Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade, já receberam Margareth Rago, Luiz Felipe de Alencastro e José de Souza Martins. Em 15 de junho, a série será concluída com aula de Paulo Arantes.

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Karina Leitão –
Impacto de grandes projetos em comunidades atingidas: o caso de Belo Monte”

  • Data: 08/06/16 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182

06.06_SEMINARIO_karina_leitao

 

Clique Aqui para visualizar o cartaz em maior resolução