notícias

22.03.2016
Curso Arquitetura Paulistana – módulo 6: Inscrições Abertas

Visitas têm início no dia 02 de Abril.  Inscrições Abertas. Vagas Limitadas

O curso livre ‘Arquitetura Paulistana’, promovido pela Escola da Cidade e pelo arquiteto Marco Artigas, chega ao sexto módulo proporcionando não apenas a vivência nas obras de arquitetura contemporânea de São Paulo, mas também a convivência com seus autores.

Independente do desenho da arquitetura, de sua escala, do seu us,o ou da sua localização, a organização do curso sempre será acompanhada pelo autor do projeto e, eventualmente, algum outro convidado que tenha participado do desenvolvimento do desenho.

“A possibilidade de conversar com esses arquitetos é uma forma de poder questioná-los e entender o que de fato propõem esses artistas paulistanos para uma cidade com uma identidade difícil de ser compreendida”, explica Marco Artigas. A participação dos inscritos no ‘Arquitetura Paulistana’ é muito importante para a dinâmica das visitas. Levar perguntas formuladas, inquietações ou qualquer outra forma de questionamento que proponha interação, tanto com a organização, quanto com o convidado, torna o diálogo mais horizontal e promove um caráter mais informal para a conversa.

O curso é livre e as visitas se estendem ao longo do semestre, quinzenalmente e sempre aos sábados de manhã.

Marco Artigas é arquiteto formado pela Escola da Cidade e pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados, com projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona). Participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador-Bahia), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente na disciplina de Projeto para o primeiro ano na Escola da Cidade, entre de 2011-12. Ministra o curso livre Arquitetura Paulistana e, atualmente, trabalha no seu próprio escritório, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.

 

Histórico

Obras visitadas: Pinacoteca (Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli), O2 Filmes (Cristina Xavier), Museu do Futebol (Mauro Munhoz), Praça das Artes (Brasil Arquitetura), Residência no Butantã (Eduardo de Almeida), Casa Helio Olga (Marcos Acayaba e Helio Olga), Conjunto Habitacional Heliopolis (Biselli Katchborian), entre outros.

 

Na internet

Desde o terceiro módulo, algumas aulas do curso são gravadas e disponibilizadas no site da Escola da Cidade, no canal do youtube do curso (Arquitetura Paulistana) e replicadas no site ArchDaily Brasil.

 

Visitas – Obras

De 02 de abril a 25 de junho – total de 6 aulas

A escolha das obras tem como ponto de partida a sua relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos dos edifícios. O curso considera a diferença de características entre as obras o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.

O deslocamento até a obra é de responsabilidade do aluno. A percepção do percurso constrói a relação da obra com a cidade e com os usuários que vivem ou trabalham no local. É uma maneira sensível de perceber o conceito da obra vivenciada.

 

Convidados Módulo 6

Una Arquitetos

AR Arquitetos

Andrade Morettin Arquitetos

Ruy Ohtake (aula de encerramento)

Mais dois a confirmar

 

Material de aula

Todos os inscritos receberão um pequeno caderno a cada visita. O caderno será enviado por e-mail antes, e entregue fisicamente para todos na obra, para fazer anotações e desenhos.

 

Custo do curso

  • Público externo: R$ 340,00
  • Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 280,00

As aulas serão fechadas conforme disponibilidade dos convidados e poderão sofrer alterações no desenrolar do curso.


Inscrição

Enviar a Ficha de Inscrição devidamente preenchida para o e-mail cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

Clique Aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição

 


SERVIÇO

Curso Livre ‘Arquitetura Paulistana’ – módulo 6

 

Arquitetura Paulistana - Módulo 6