notícias

05.10.2016
Curso Livre sobre Cinema e Direção de Arte – Inscrições Prorrogadas

A Escola da Cidade promove, em outubro e novembro, o curso livre “Imagem-Espaço, Cinema e Direção de Arte“, organizado pelo arquiteto e diretor de arte Jean-Louis Leblanc. Inscrições até 13 de outubro.

O curso, que acontece às segundas e quartas, no período da manhã, propõe uma trajetória, abordando e expondo de maneira transdisciplinar os conceitos, as teorias e as práticas que tratam a questão do Espaço – defendendo e estabelecendo a existência de uma Imagem-Espaço.

Através dos Sentidos, das Artes, do Cinema e de sua história, exemplifica e descreve os processos de Escultura e Modelagem do Espaço – em um filme, através da Narrativa, do Roteiro, da Produção, da Direção, do Elenco, da Direção de Arte (principal escultora e modeladora), da Fotografia, do Som, da Montagem e da Pós-Produção.

Os elementos que compõem a Direção de Arte serão descritos e abordados, desde aqueles mais ligados à arquitetura e ao design, àqueles mais ligados à produção de arte e à realização, visando apresentar aos participantes as etapas e o processo de trabalho do Diretor de Arte (Production Designer), que cria o Universo Visual do Filme – sincretismo de real e irreal onde agora a tela detém e contém o espaço e a vida.

Voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais de arquitetura, cinema, comunicação, design, além de interessados e sensíveis perante a questão do Espaço, da Imagem, do Cinema e da Direção de Arte (Production Design), está com inscrições abertas até 13 de outubro.

Jean-Louis Leblanc é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Arquitetura Urbana, na Université Paris 8 e em Cad/Cam, na École Supérieure d’Architecture, Paris. É diretor de arte há 21 anos, com experiências em produções brasileiras e estrangeiras. Realizou vários longas-metragens, dentre os quais “Cronicamente Inviável” de Sérgio Bianchi, “O Caminho Das Nuvens” de Vicente Amorim, “Caixa 2” de Bruno Barreto, “Reflexões De Um Liquidificador” de André Klotzel e “Un Giorno Devi Andare” (seleção Sundance 2013) de Giorgio Diritti. É professor de Direção de Arte na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

 

RESUMO DO CURSO O curso propõe uma trajetória, abordando e expondo de maneira transdisciplinar os conceitos e as teorias que tratam a questão do Espaço – defendendo e estabelecendo a existência de uma Imagem-Espaço. Através dos Sentidos, das Artes e do Cinema, exemplifica e descreve os processos de Escultura e Modelagem do Espaço (seleção e edição das Imagens-Espaço) e, de maneira específica, apresenta os agentes destes processos no Cinema (sua realização, suas disciplinas e seus departamentos), dando ênfase para o departamento de Direção de Arte (Production Design), transmitindo noções conceituais, práticas e técnicas. Propõe ainda a reflexão sobre o resultado do espaço esculpido no filme projetado, sincretismo de real e irreal, onde agora a tela detém e contém o espaço e a vida.
OBJETIVO DO CURSO No curso, serão discutidos o Espaço e o Cosmos através da Filosofia, da Física e da Cosmologia, das Cosmogonias, da Matemática, da Arquitetura e do Empirismo, visando resgatar, valorizar e promover a questão do Espaço; no Universo, na Terra e no Cinema.

Será apresentada uma breve história do Cinema: proto-cinema, pré-cinema, cinema e pós-cinema. Arte industrial, Arte coletiva e Arte das massas (7ª Arte?). Escultura e modelagem das Imagens-Espaço num filme através da Narrativa, do Roteiro, da Produção, da Direção, do Elenco, da Direção de Arte (principal escultora e modeladora), da Fotografia, do Som, da Montagem e da Pós-Produção.

Todos os elementos que compõem a Direção de Arte serão descritos e abordados, desde aqueles mais ligados ao Design (projetos, desenhos, arquitetura, locações, cenários, paletas de cores, props, figurinos, etc.), àqueles mais ligados à produção de arte e à realização (orçamento, contabilidade, logística, cronogramas, produção de objetos e de cenografia, fornecedores, etc.), visando apresentar aos participantes as etapas e o processo de trabalho do Diretor de Arte, que cria o Universo Visual do Filme.

Serão estudadas também as escolas, os estilos e os tipos de Direção de Arte, assim como seus resultados nas telas do Cinema e realizados projeções, leituras e citações de trechos de livros, textos e roteiros.

Bibliografia e Filmografia dadas nas aulas.

DATA DE REALIZAÇÃO Total de 6 aulas de 3h30, ministradas segundas e quartas

Início: 17 de outubro

Término: 01* de novembro
*dia 2/11 é feriado, portanto a última aula será na terça, 01/11.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES Até 13 de outubro
HORÁRIO 9h às 12h30
LOCAL Escola da Cidade
PÚBLICO-ALVO Estudantes, pesquisadores e profissionais de arquitetura, cinema, comunicação, design e outros, interessados e sensíveis perante a questão do Espaço, da Imagem, do Cinema e da Direção de Arte (Production Design).
CARGA HORÁRIA 21 horas
NÚMERO DE VAGAS Mínimo: 12

Máximo: 40

CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE)  490,00 reais (Alunos, professores e ex-alunos)

560,00 reais (público externo)

ORGANIZADOR DO CURSO Jean-Louis Leblanc
MINI CURRÍCULO DO ORGANIZADOR Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Arquitetura Urbana na Université Paris 8 e em Cad/Cam na École Supérieure d’Architecture, Paris.

É diretor de arte há 21 anos, com experiências em produções brasileiras e estrangeiras. Realizou vários longas-metragens entre os quais “Cronicamente Inviável” de Sérgio Bianchi, “O Caminho Das Nuvens” de Vicente Amorim, “Caixa 2” de Bruno Barreto, “Reflexões De Um Liquidificador” de André Klotzel e “Un Giorno Devi Andare” (seleção Sundance 2013) de Giorgio Diritti.

Em publicidade, foi Production Designer em campanhas mundiais para diretores como Michel Hazanavicius (2 oscars por “O Artista”), Tarsem Singh, Cris Palmer, Jake Navas, Mehdi Norowzyan e Armando Bo (1 oscar por “Birdman”) e foi Diretor de Arte em centenas de comerciais brasileiros.

Foi cenógrafo na TV Globo, no Teatro Municipal (RJ) e assistente do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Também é artista plástico e músico.

Deu palestras e cursos livres, é professor de Direção de Arte na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

 

INSCRIÇÕES

Inscrições abertas até 13 de outubro.

Enviar ficha de inscrição devidamente preenchida para cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

Clique Aqui e faça download da Ficha de Inscrição