notícias

17.08.2016
Curso livre: A Cor na Arquitetura e nos Espaços Interiores – Inscrições Encerradas

A Escola da Cidade promove, em setembro, o curso livre “A Cor na Arquitetura e nos Espaços Interiores”, organizado pela arquiteta Fernanda Moceri. 

O curso tem como objetivo apresentar e investigar a importância e a influência das cores, tanto nos seres humanos como nos espaços arquitetônicos. Propõe estudar como a cor interage e muda o estado de ânimo das pessoas e as qualidades perceptivas de certos espaços. A proposta é abordar o fenômeno ‘cor’ desde o seu surgimento, como parte integrante da luz, até metodologias de aplicação de cores na arquitetura.

Durante as seis aulas teóricas e práticas, serão propostas a investigação do fenômeno cromático, dos sistemas de notação cromáticas e métodos capazes de tornar seu uso mais objetivo e assertivo, buscando entender como elas influenciam a percepção do espaço e a psique humana.

O curso é aberto a todos os interessados, pois a proposta é mostrar cor para todos: arquitetos e não arquitetos.

Fernanda Moceri é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com o projeto de pesquisa “Percepção Cromática Urbana: a Cor para os Arquitetos“. Atua pelo AtelierVermelho, ministrando aulas, palestras e desenvolvimento de projetos cromáticos. Através de projetos e consultorias desenvolve trabalhos em parceria com arquitetos e designers que buscam colocar e entender as relações cromáticas em suas obras. Apresenta vasta experiência em pesquisa, produção e realização de projetos tendo como premissa a inserção e a interação das cores no cotidiano das pessoas, na indumentária feminina e na comunicação visual.

 

RESUMO DO CURSO Estudo da dimensão, dos significados e da percepção das cores no ambiente construído, avaliando a influência dos fatores psicológicos e culturais no uso ou na negação à cor, objetivando desenvolver um olhar inédito de como aplicá-las podendo ser uma poderosa ferramenta de projeto.
OBJETIVO DO CURSO Esse curso tem por objetivo apresentar e investigar a importância e a influência das cores, tanto nos seres humanos, como nos espaços arquitetônicos. Como a cor interage e muda completamente o estado de ânimo das pessoas e as qualidades perceptivas de certos espaços. Objetiva-se abordar o fenômeno ‘cor’ desde o seu surgimento, como parte integrante da luz, até metodologias de aplicação de cores na arquitetura.

Tendo em vista o caráter interdisciplinar das cores, bem como a importância delas na vida das pessoas, o curso propõe a investigação do fenômeno cromático, dos sistemas de notação cromáticas e métodos capazes de tornar seu uso mais objetivo e assertivo, buscando entender como elas influenciam em sobremaneira a percepção do espaço e a psique humana.

DATA DE REALIZAÇÃO Total de 6 aulas teóricas e práticas que serão ministradas às segundas e quartas, na Escola da Cidade.

 

Início: 12 de Setembro

Término: 28 de Setembro

PERÍODO DE INSCRIÇÕES Até 06 de setembro
HORÁRIO 20h30 às 22h30
LOCAL Escola da Cidade
PÚBLICO-ALVO O curso é aberto a todos os interessados, pois a proposta é mostrar cor para todos: arquitetos e não arquitetos.

 

CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE) – Público externo: R$ 340,00
– Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 280,00

Clique aqui para fazer o download do Programa do Curso

 

INSCRIÇÕES

Preencha a ficha de inscrição e envie para o e-mail cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

Clique Aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição

 

 

160816_cor_na_arquitetura_cartaz