notícias

23.02.2017
Curso Livre ‘A Cor na Arquitetura e nos Espaços Interiores’ – Inscrições Abertas

A Escola da Cidade promove, nos meses de março e abril, a segunda turma do curso livre “A Cor na Arquitetura e nos Espaços Interiores“, organizado pela arquiteta Fernanda Moceri.

O curso, que teve a primeira edição oferecida em setembro de 2016, volta em 2017 mantendo a proposta de apresentar e investigar a importância e a influência das cores, tanto nos seres humanos como nos espaços arquitetônicos. Propõe estudar como a cor interage e muda o estado de ânimo das pessoas e as qualidades perceptivas de certos espaços. A proposta é abordar o fenômeno ‘cor’ desde o seu surgimento, como parte integrante da luz, até metodologias de aplicação de cores na arquitetura.

Durante as seis aulas teóricas e práticas, serão propostas a investigação do fenômeno cromático, dos sistemas de notação cromáticas e métodos capazes de tornar seu uso mais objetivo e assertivo, buscando entender como elas influenciam a percepção do espaço e a psique humana.

O curso é aberto a todos os interessados, pois a proposta é mostrar cor para todos: arquitetos e não arquitetos. As inscrições estão abertas até 16 de março.

Fernanda Moceri é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com o projeto de pesquisa “Percepção Cromática Urbana: a Cor para os Arquitetos“. Atua pelo AtelierVermelho, ministrando aulas, palestras e desenvolvimento de projetos cromáticos. Através de projetos e consultorias desenvolve trabalhos em parceria com arquitetos e designers que buscam colocar e entender as relações cromáticas em suas obras. Apresenta vasta experiência em pesquisa, produção e realização de projetos tendo como premissa a inserção e a interação das cores no cotidiano das pessoas, na indumentária feminina e na comunicação visual.

 

SERVIÇO

Curso Livre “A Cor na Arquitetura e nos Espaços Interiores”

  • Data: De 20 de março a 05 de abril (segundas e quartas)
  • Horário: das 20h30 às 22h30
  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65

 

INSCRIÇÃO

até 16 de março

Clique Aqui e faça sua inscrição

Dúvidas e outras informações pelo e-mail cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

 

NOME DO CURSO A Cor na Arquitetura e nos Espaços Interiores
RESUMO DO CURSO Tendo em vista o caráter interdisciplinar das cores, bem como a importância delas na vida das pessoas, o curso propõe a investigação do fenômeno cromático, dos sistemas de notação cromáticas e métodos capazes de tornar seu uso mais objetivo e assertivo, buscando entender como elas influenciam em sobremaneira a percepção do espaço e a psique humana.
OBJETIVO DO CURSO Esse curso tem por objetivo apresentar e investigar a importância e a influência das cores tanto nos seres humanos, como nos espaços arquitetônicos. Como a cor interage e muda completamente o estado de ânimo das pessoas e as qualidades perceptivas de certos espaços. Objetiva-se abordar o fenômeno cor desde o seu surgimento, como parte integrante da luz, até metodologias de aplicação de cores na arquitetura
DATA DE REALIZAÇÃO  

De 20.Março.201705.Abril.2017

Segundas e quartas-feiras – total de 6 aulas

 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES Até 16 de março de 2017
HORÁRIO Das 20h30 às 22h30
LOCAL Escola da Cidade
PÚBLICO-ALVO O curso é aberto a todos os interessados
CARGA HORÁRIA 12 horas (6 aulas)
NÚMERO DE VAGAS O número mínimo de alunos são 15 e o máximo são 30 alunos.
CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE) – Público externo: R$ 380,00

– Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 350,00

 

ORGANIZADOR DO CURSO Prof. ME. Fernanda Moceri
MINI CURRÍCULO DO ORGANIZADOR Fernanda Moceri

PERFIL

Arquiteta especialista em cores divide o tempo entre pesquisa acadêmica à respeito das cores e atua pelo AtelierVermelho ministrando aulas, palestras e desenvolvimento de projetos cromáticos.

Através de projetos e consultorias, desenvolve trabalhos em parceria com arquitetos e designers que buscam colocar e entender as relações cromáticas em suas obras. Apresenta vasta experiência em pesquisa, produção e realização de projetos tendo como premissa a inserção e a interação das cores no cotidiano das pessoas,  na indumentária feminina e na comunicação visual.

Por muitos anos vem pesquisando e explorando o universo cromático através de obras como “Calçadas urbanas: a busca por um caminho cromático”, “A Cor através do espelho feminino”, “Cores para um Projeto de Arquitetura”, “Caixa de Cores” e “Harmonização Cromática no Universo Infantil” sendo esses alguns exemplos de projetos pessoais que lidam com a questão da cor de forma consciente e poética. Alguns trabalhos são colaborativos, permitindo que os participantes interfiram no resultado cromático final através de suas próprias imagens mentais e referencias culturais pessoais.

 

EDUCAÇÃO

– Doutorando pela Universidade de São Paulo, FAU USP, com o projeto de pesquisa: “Cor na Arquitetura: método de especificação cromática no projeto arquitetônico ”, 2017-2020.

– Mestra pela Universidade de São Paulo, FAU USP, com o projeto de pesquisa: “Leituras Cromáticas: metodologias e aplicações”, 2013-2016.

– Participação no Congresso Mundial de Cores e Sustentabilidade – AIC Colour Congress – realizado em Julho 2013, Newcastle, Inglaterra.

– Aluna especial pela Universidade de São Paulo, FAU USP, na disciplina  “Tecnologia da Cor em Design e Produtos”, 2011.

– Certificada pela London College of Arts, Londres, em “Colour Psychology”, 2011.

– Certificada pela Universo da Cor, São Paulo, em “Projetando com a Cor”, 2011.

– Certificada pela Universo da Cor, São Paulo, em “Cores na Estética Pessoal”, 2010.

– Certificada pela Universo da Cor, São Paulo, em “ As Cores na Maquiagem”, 2010.

– Escola da Cidade, São Paulo, Brasil, formada em Arquitetura e Urbanismo, 2002-2006.