notícias

12.03.2015
Curso Livre – Arquitetura Paulistana – Módulo 4

O curso livre “Arquitetura Paulistana” chega ao seu quarto módulo desbravando projetos de arquitetura relevantes da cidade de São Paulo.

A cada aula, o organizador Marco Artigas convida um arquiteto para apresentar sua obra aos alunos inscritos. O curso se estende ao longo do semestre, com visitas quinzenais, sempre aos sábados de manhã.

O curso é aberto a todos os interessados, pois a proposta é mostrar arquitetura para todos: arquitetos e não arquitetos.

As aulas são inspiradas na disciplina ‘Escola Itinerante’, parte integrante do currículo da Escola da Cidade, que promove viagens de estudo de arquitetura, no Brasil e no mundo.

 

  • Histórico

Obras visitadas: Pinacoteca (Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli), O2 Filmes (Cristina Xavier), Museu do Futebol (Mauro Munhoz), Praça das Artes (Brasil Arquitetura), entre outras.

 

  • Na internet

Desde o terceiro módulo, as aulas do curso são gravadas e disponibilizadas no site da Escola da Cidade e replicadas no site ArchDaily Brasil.

 

  • Arquitetura Paulistana – Módulo 4 – Programação

De 11 de abril a 27 de junho – total de 6 aulas

(o deslocamento até a obra é de responsabilidade dos alunos)

 

  • Obras

A escolha das obras tem como ponto de partida a sua relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos dos edifícios. O curso considera a diferença de características entre as obras o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.

 

  • Convidados Módulo 4

Aula inaugural dia 11/04, com o arquiteto Eduardo de Almeida.

Outros arquitetos confirmados:

Marina Grinover

Ciro Pirondi

Luciano Margotto

Adriana Levisky e Anna Julia Dietzsch

 

  • Custo do curso

– Público externo: R$ 340,00

Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 280,00

As aulas serão fechadas conforme disponibilidade dos convidados e poderão sofrer alterações ao longo do curso.

 


Marco Artigas

Formado em arquitetura pela Escola da Cidade, em 2006, e pós-graduado em arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona), em 2009, com tese orientada por Josep Maria Montaner. Foi Professor Assistente na disciplina de Projeto para o primeiro ano na Escola da Cidade, das turmas de 2011-12. Participou como arquiteto em projetos do escritório Piratininga Arquitetos Associados, tais como: Biblioteca Mário de Andrade, Praça dos Museus da USP e Instituto de Tecnologia de Desenvolvimento Sustentável da Vale do Rio Doce, esses dois últimos projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Trabalhou no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona), participou de estágio no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador-Bahia), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Atualmente trabalha no seu próprio escritório, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.

 

  • Inscrição

Clique aqui e faça o download da ficha de inscrição, que deve ser enviada para o email: cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br.

  • Mais informações

Escola da Cidade: (11) 3258-8108, pela página do curso, no facebook: www.facebook.com/arquiteturapaulistana ou acompanhe pelo instagram: @arquiteturapaulistana

Cartaz Arquitetura Paulistana módulo 4 marco artigas