notícias

26.09.2017
Curso Livre ‘Arquitetura Paulistana’ | módulo 9: Inscrições PRORROGADAS

Visitas têm início em 21 de outubro. Inscrições Abertas até 19 de outubro. Vagas Limitadas

 

O curso livre ‘Arquitetura Paulistana’, promovido pela Escola da Cidade e pelo arquiteto Marco Artigas, chega ao nono módulo proporcionando não apenas a vivência nas obras de arquitetura contemporânea de São Paulo, mas também a convivência com seus autores.

“Entendemos que a proximidade com os autores é complementar ao ensino oferecido nas faculdades de arquitetura e uma introdução mais aprofundada para o público geral”, comenta Marco Artigas.

O curso livre Arquitetura Paulistana tem como objetivo preparar o estudante de arquitetura para cobrar melhoras no ensino e ampliar o conhecimento da vida prática do arquiteto, tão distante do currículo estabelecido nas universidades brasileiras. Para o público geral, o objetivo é fortalecê-lo de conteúdo para que o diálogo com os arquitetos e também os administradores públicos que cuidam das nossas cidades seja mais coerente e crítico.

As visitas se estendem até dezembro, quinzenalmente, e sempre aos sábados de manhã, totalizando seis encontros.

Marco Artigas é arquiteto formado pela Escola da Cidade e pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados, com projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona). Participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador-Bahia), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente na disciplina de Projeto para o primeiro ano na Escola da Cidade, entre de 2011-12. Ministra o curso livre Arquitetura Paulistana e, atualmente, trabalha no seu próprio escritório, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.

Histórico
Obras visitadas: Pinacoteca (Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli), O2 Filmes (Cristina Xavier), Museu do Futebol (Mauro Munhoz), Residência no Butantã (Eduardo de Almeida), Casa Helio Olga (Marcos Acayaba e Helio Olga), Conjunto Habitacional Heliopolis (Biselli Katchborian), Heliópolis (Ruy Ohtake), IMS (Andrade Morettin Arquitetos), Biblioteca Mario de Andrade (Piratininga Arquitetos), Studio SC (Studio MK27), entre outros.

Na internet
As visitas são gravadas e disponibilizadas nas redes sociais do curso e da Escola da Cidade. No Facebook é possível acompanhar a transmissão ao vivo das conversas, que são compartilhadas também pelo site parceiro ArchDaily Brasil. No Instagram está o conteúdo enviado pelos convidados, além de fotos e vídeos feitos pelos estudantes. No canal do Youtube é possível acessar o acervo inteiro, desde os primeiros módulos.

 

Visitas – Obras

De 21 de outubro a 09 de dezembro

Total de 6 encontros ao longo do semestre.

A escolha das obras tem como ponto de partida a sua relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos dos edifícios. O curso considera a diferença de características entre as obras o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.

O deslocamento é de responsabilidade do aluno e pode-se se dizer que já faz parte da visita. A percepção do percurso constrói a relação da obra com a cidade e com os usuários que vivem ou trabalham no local. É uma maneira sensível de perceber o conceito da obra vivenciada.

 

Convidados Módulo 9

Cris Xavier

André Vainer

Nelson Dupré

Alvaro Puntoni e João Sodré

Aflalo Gasperini

As aulas serão confirmadas conforme disponibilidade dos convidados e poderão sofrer alterações conforme o desenrolar do curso.

Confira o calendário de aulas:

Material de aula

Todos os inscritos receberão um pequeno caderno a cada visita. O caderno será enviado por e-mail antes, e entregue fisicamente para todos na obra, para anotações, desenhos, entre outros.

 

Inscrição

Inscrições até 19 de outubro
Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br
BOLSAS DE ESTUDOS ESGOTADAS

Clique Aqui e faça o download da Ficha de Inscrição

Mais informações do curso estão disponíveis na página do Facebook (www.facebook.com/arquiteturapaulistana), instagram (@arquiteturapaulistana), ou canal no Youtube (Arquitetura Paulistana).

 

NOME DO CURSO Arquitetura Paulistana – módulo 9
RESUMO DO CURSO Curso de vivência em obras de arquitetura contemporânea em São Paulo na companhia da arquiteta ou do arquiteto que desenvolveu o projeto
OBJETIVO DO CURSO Por essas razões o curso livre Arquitetura Paulistana tem como objetivo preparar o estudante de arquitetura para cobrar melhoras no ensino, ampliar o conhecimento da vida prática do arquiteto, distante do currículo estabelecido nas universidades brasileiras e debater sobre a produção arquitetônica contemporânea na cidade. Para o público geral, o objetivo é fortalecê-lo de conteúdo para que o diálogo com os arquitetos e também os administradores públicos que cuidam das nossas cidades seja mais coerente e crítico.
DATA DE REALIZAÇÃO 21/10 a 09/12
PERÍODO DE INSCRIÇÕES 18 de setembro a 19 de outubro
HORÁRIO Sábados pela manhã
CONVIDADOS Aflalo Gasperini
Cris Xavier
André Vainer
Alvaro Puntoni
Nelson DupréMais uma visita a confirmar ao longo do semestre
PÚBLICO-ALVO livre
CARGA HORÁRIA 18h
NÚMERO DE VAGAS 50
CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE) R$ 370 – Público externo

R$ 300 – Escola da Cidade (alunos, ex-alunos e professores)

Serão oferecidas 2 bolsas: enviar CV + carta de intenção

ORGANIZADOR DO CURSO Marco Artigas
MINI CURRÍCULO DO ORGANIZADOR Marco Artigas é formado pela Escola da Cidade (2006) e pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona-2009). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados (2010-14) com projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona-2007-09) e participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador/BA-2006), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente da disciplina de Projeto na Escola da Cidade (2011-12). Organizou o centenário do seu avô, Vilanova Artigas (2015). Atualmente ministra o curso livre Arquitetura Paulistana, é vice-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e trabalha no seu próprio escritório, Estúdio Artigas, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.