notícias

13.04.2017
Curso Livre Confrontos [ideias e práticas urbanísticas]: Inscrições abertas

A Escola da Cidade promove ao longo do mês de maio, a quarta edição do curso livre Confrontos [ideias e práticas urbanísticas], organizado pelos arquitetos Hugo Serra e Pedro Vada. Inscrições abertas até 05 de maio

O curso tem como objetivo promover uma visão geral das principais teorias do campo de urbanismo e de desenho urbano que permearam a literatura e a prática, ao longo do século XX, com foco na atuação do arquiteto urbanista. A premissa é a de que não há uma corrente única, ou pensamento singular, que alcance a complexidade da intervenção urbana. Por meio de confrontos de ideias de diferentes autores serão investigadas as precedências e demonstradas as relações entre estes, às vezes sinérgicas, às vezes em oposição, possibilitando assim que o aluno se posicione de maneira crítica em sua atuação profissional, também, via projeto.

As aulas serão expositivas seguidas de debate. Haverá, ainda, dois exercícios de projeto em campo. Para cada um, dois professores tomarão posições de distintos autores, de acordo com publicações e literatura relevantes, demonstrando este confronto para temas semelhantes na esfera urbana. Além da carga teórica, os alunos serão incitados a utilizar ferramentas de desenho que suportem seus argumentos.

NOME DO CURSO  

Confrontos [ideias e práticas urbanísticas] – 4ª Turma

RESUMO DO CURSO O curso livre tem por objetivo dar uma visão geral das principais teorias do campo de urbanismo e de desenho urbano que permearam a literatura e a prática ao longo do século XX, com foco na atuação do arquiteto urbanista. A premissa é a de que não há uma corrente única, ou pensamento singular, que alcance a complexidade da intervenção urbana. Ao contrário, a atuação na área de urbanismo existe na defesa de uma posição, sobre a qual não há consenso, há conflito. Por meio de confrontos de ideias de diferentes autores, buscaremos investigar as precedências e mostrar as relações entre estes, às vezes sinérgicas, às vezes em oposição, possibilitando assim que o aluno se posicione de maneira crítica em sua atuação profissional, também, via projeto.

As aulas serão feitas expositivas seguidas de debate, além de dois exercícios de projeto em campo. Para cada um, dois professores tomarão posições de distintos autores, de acordo com publicações e literatura relevantes, demonstrando este confronto para temas semelhantes na esfera urbana. Além da carga teórica, os alunos serão incitados a utilizar de ferramentas de desenho que suportem seus argumentos.

OBJETIVO DO CURSO Ao final do curso, os estudantes devem estar aptos a:

·         Entender basicamente algumas das principais linhas de pensamento do urbanismo no último século;

·         Apresentar visão crítica sobre o espaço urbano e sua complexidade do ponto de vista da intervenção pelo projeto;

·         Apresentar posição crítica frente a projetos que envolvam a escala urbana;

·         Defender uma posição frente a problemas urbanos através de ferramentas de desenho.

DATA DE REALIZAÇÃO 09/05 a 01/06 (terça e quintas)
PERÍODO DE INSCRIÇÕES Até 05 de maio de 2017
HORÁRIO Das 20h às 22h30
LOCAL Escola da Cidade
PÚBLICO-ALVO Voltado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo e demais interessados no tema
CARGA HORÁRIA 16 horas
NÚMERO DE VAGAS 20
CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE) – Público externo: R$ 380,00

– Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 200,00

ORGANIZADORES DO CURSO  

Hugo Serra e Pedro Vada

MINI CURRÍCULO DOS ORGANIZADORES Hugo Serra é graduado pela UNESP-Bauru, com pós-graduação em Housing & Urbanism pela Architectural Association de Londres. Tem sete anos de experiência no mercado imobiliário desenvolvendo projetos de urbanização e loteamento pela empresa Alphaville Urbanismo. Dentre os projetos desenvolvidos, destacam-se os Núcleos Urbanos, glebas com dimensões de pequenas cidades e caráter de uso misto onde áreas comerciais, empresarias e de serviços são desenvolvidas concomitantemente com produtos residenciais.

 

Pedro Vada é arquiteto e urbanista graduado em 2008 pela Escola da Cidade. Pós-graduado em Arquitetura, Educação e Sociedade e colabora como professor auxiliar na sequência de Urbanismo. Atualmente leciona sobre Urbanismo na pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política e atua como Editor de Projetos no site ArchDaily e suas plataformas. Em paralelo, desenvolve projetos e planos urbanos com o setor público e privado destacando as Prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo e São José dos Campos, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e SABESP.

 

INSCRIÇÕES

Até 05 de maio
Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

CLIQUE AQUI e faça o download da Ficha de Inscrição