notícias

14.09.2017
Curso Livre ‘O Diagrama como Estratégia Projetual: Teoria e Prática’ 3ª Turma: Inscrições Abertas

Curso acontece de 21 de outubro a 25 de novembro. Inscrições abertas até 18 de outubro.

A Escola da Cidade promove, em outubro e novembro, a terceira turma do curso livre “O Diagrama como Estratégia Projetual: Teoria e Prática”, organizado pela arquiteta e urbanista Marina Pedreira de Lacerda.

O curso propõe discutir o papel do diagrama como importante ferramenta da prática arquitetônica. “Para compreender toda a potencialidade do diagrama é preciso dominar esse instrumento e isso requer um olhar mais demorado e uma prática mais apurada, pois, principalmente no campo da arquitetura, o diagrama possui diversas atribuições”, explica Marina de Lacerda.

A proposta é de aulas expositivas com exercícios de desenho que darão suporte para o trabalho em grupo realizado durante o curso.

Serão oito encontros, de 21 de outubro a 25 de novembro, aos sábados, das 10h30 às 15h30, que visam ampliar o repertório dos alunos e proporcionar maior domínio sobre a ferramenta do diagrama como instrumento de investigação e criação da arquitetura e do urbanismo, de modo que se crie um ambiente de experimentação e inovação. O curso é voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo ou arquitetos e urbanistas recém-formados. Inscrições até 18 de outubro, pelo site www.escoladacidade.edu.br.

Marina Pedreira de Lacerda é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (2009), com especialização em Design Estratégico no Istituto Europeo di Design. Colaborou em diversos tipos de projetos, de lojas comerciais no Estudio Tupi, até gestão social na Diagonal Transformação de Territórios. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Inovação no escritório Andrade e Azevedo Arquitetura Corporativa. No campo acadêmico, atuou como monitora da disciplina História, Teoria e Técnica da Arquitetura, na Escola da Cidade, e atualmente desenvolve mestrado na área de projeto na UNICAMP, voltado para o estudo de processos projetuais e teóricos de Toyo Ito.

 

SERVIÇO

Curso Livre O Diagrama como Estratégia Projetual: Teoria e Prática

  • Data: de 21 de outubro a 25 de novembro de2017
  • Horário: sábados, das 10h30 às 15h30
  • Local: Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65)


INSCRIÇÃO

Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br
CLIQUE AQUI e faça o download da Ficha de Inscrição

 

NOME DO CURSO O DIAGRAMA COMO ESTRATÉGIA PROJETUAL: TEORIA E PRÁTICA
RESUMO DO CURSO O curso propõe discutir o papel do diagrama, como importante ferramenta da prática arquitetônica.

A forma como organizamos e visualizamos as informações é de grande importância para comunicar nossas ideias mais claramente.

Para compreender toda a potencialidade do diagrama é preciso dominar esse instrumento pois, principalmente no campo da arquitetura, o diagrama possui diversas atribuições. No início do século XX tem um papel mais funcionalista e analítico, em seguida torna-se uma ferramenta metodológica. No pós-estruturalismo é um mecanismo mais processual e formalista. Portanto, o diagrama está em contínua transformação e tem um caráter versátil e adaptável (MONTANER, 2014), tornando-se estratégico para enfrentar os problemas atuais da arquitetura e do urbanismo.

As aulas serão expositivas com exercícios de desenho realizados em sala. O aluno deverá levar materiais diversos para prática de desenho. Ao final do curso, será entregue um certificado mediante 75% da presença do aluno e participação em sala.

OBJETIVO DO CURSO Serão oito encontros que visam ampliar o repertório dos alunos e proporcionar maior domínio sobre a ferramenta do diagrama como instrumento de investigação e criação da arquitetura e do urbanismo, de modo que se crie um ambiente de experimentação e inovação.

21/10 [Manhã] – Apresentação do curso + Aula expositiva: O conceito de diagrama e o diagrama na arquitetura + Exercício em sala;

28/10 [Manhã] – Aula expositiva: Representação e Iconografia + Exercício em sala;

28/10 [Tarde] – Aula expositiva: Diagramas de análise, representação, estruturais e metodológicos (Le Corbusier, John Hedjduck, Rudolf Wittkower, Colin Rowe, Robert Venturi e Denise Scott Brown, Kevin Lynch, Christine Frederick, Lillian Gilbreth, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Frei Otto, Cedric Price, Christopher Alexander, Yona Friedman, Ungers, Stan Allen entre outros.);

11/11 [Manhã e Tarde] – Exercício em sala;

18/11 [Manhã] – Aula expositiva: Diagramas de projeto: funcionalistas, processuais, formalistas e paramétricos (SANAA, Rem Koolhaas, MVRDV, Peter Eisenman, Zaha Hadid, Toyo Ito, UNStudio, BIG, entre outros.);

18/11 [Tarde] – Exercício em sala;

25/11 [Manhã] – Aula expositiva: Discussão sobre os exercícios realizados + Fechamento do curso.

DATA DE REALIZAÇÃO Início: 21 de Outubro

Término: 25 de Novembro

PERÍODO DE INSCRIÇÕES Até 18 de Outubro
HORÁRIO Sábados, das 10h30min às 12h30min e das 13h30min às 15h30min.
LOCAL Escola da Cidade
PÚBLICO-ALVO Estudantes da Graduação de Arquitetura e Urbanismo ou arquitetos e urbanistas recém-formados (máximo 2 anos).
CARGA HORÁRIA 16 horas
NÚMERO DE VAGAS mínimo: 15 vagas / máximo: 35 vagas
CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE) Alunos e Ex-alunos externos: R$ 260,00

Alunos e Ex-alunos da Escola da Cidade: R$ 220,00

ORGANIZADOR DO CURSO Marina Pedreira de Lacerda
MINI CURRÍCULO DO ORGANIZADOR Marina Pedreira de Lacerda é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie, em 2009. Em seguida, fez especialização em Design Estratégico no Istituto Europeo di Design. Colaborou em diversos tipos de projetos, de lojas comerciais no Estudio Tupi até gestão social na Diagonal Transformação de Territórios. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Inovação no escritório Andrade e Azevedo Arquitetura Corporativa. No campo acadêmico, atuou como professora assistente da disciplina História, Teoria e Técnica da Arquitetura na Escola da Cidade e atualmente desenvolve mestrado na área de projeto na UNICAMP, voltado para o estudo de processos projetuais e teóricos de Toyo Ito. Outras experiências incluem publicações para mídias relacionadas como a Revista Arquitetura&Construção, Revista Casa Claudia e Portal Casa.com. Além de trabalhos autorais na área de posicionamento de marcas e projetos através do design e da arquitetura (Editora Abril, MADE – Mercado de Arte e Design, Artefacto, IngBank, Banco Bradesco, BBMapfre, Praticare, Cempre, etc.).