notícias

10.08.2016
Curso Livre sobre Arte Cinética – Inscrições Encerradas

A Escola da Cidade promove em setembro, o curso livre “Oficina Cinética – Construção do Olhar”, organizado pelo arquiteto e professor da Faculdade, Guilherme Mendes da Rocha. 

O objetivo da Oficina é construir objetos tridimensionais a partir de imagens percebidas em textos literários, em definição de dimensões, ou em temas relacionados às necessidades humanas. A construção do objeto desenvolve a percepção do indivíduo e a descoberta de técnicas construtivas utilizando materiais diversos.

O curso tem oito aulas no total, e acontece às terças e quintas do mês de setembro, das 20h30 às 22h30, na Escola da Cidade.

A arte cinética é uma forma contemporânea de representação que provém da abstração, do caráter mutável da obra e de seu movimento, aparente ou real. A metodologia do curso consiste em três etapas: Criação, Desenvolvimento e Execução.

Na etapa de Criação acontece a oficina para o desenvolvimento de croquis e modelos das ideias definidas pelos participantes.

Na fase do Desenvolvimento, serão definidos os materiais necessários para a execução dos objetos tridimensionais, considerando mecanismos e articulações entre materiais diversos.

Finalmente, na Execução, os participantes são estimulados a pesquisar e a encontrar os materiais adequados à construção do seu objeto, garantindo que desenvolvam o olhar enquanto buscam os elementos.

A Oficina tem como público-alvo estudantes de arquitetura, pessoas ligadas à área de cenografia e o público em geral.

Guilherme Mendes da Rocha é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas (1979), onde lecionou na cadeira de Projeto durante o período de 1993 a 1997, do primeiro ao quinto ano. É professor na cadeira de Projeto na Escola da Cidade, desde 2002, sendo parte do corpo de professores associados. No período de 1982 a 1989 desenvolveu projetos de Agências Bancárias na Itauplan, Itaú Planejamento e Engenharia S.A. Foi membro da equipe de projeto da sede da Itausa, no complexo arquitetônico CEIC – Centro Empresarial Itaú Conceição. Como autônomo trabalhou nos escritórios: Corona, Lage e Esher, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Júlio Neves, INOCOOP. Em Salvador (BA), trabalhou com os arquitetos Ivan Smarchevsk e Fernando Frank. Na área de marcenaria e cenografia trabalhou na Madeeeeira Marcenaria, com Mauricio Lordes Pereira. No estúdio Votupoca, com José Carratu e Associados, desenvolveu, executou e montou artefatos de madeira, aço e vidro para mobiliário residencial e comercial. Participou de montagens para exposições, instalações e esculturas dentro e fora de São Paulo. Entre 2005 e 2006, desenvolveu o projeto de layout para a PRODAM, por ocasião da mudança do Parque do Ibirapuera para a Av. Francisco Matarazzo. O projeto ocupou nove andares, com 800 estações de trabalho, CPD, Monitoramento e Auditórios. Atualmente, mantém escritório próprio onde desenvolve projetos administrando e acompanhando obras, ministra aulas na cadeira de Desenho na Escola da Cidade, onde desenvolve Oficinas de Desenho do Objeto e é orientador da Oficina Cinética em unidades do SESC.

 

NOME DO CURSO Oficina Cinética – Construção do Olhar
RESUMO DO CURSO Arte cinética

Uma forma contemporânea de representação que provém da abstração, do caráter mutável da obra e de seu movimento, aparente ou real.

 

Metodologia

1. Criação

Materiais básicos necessários: lápis, papel, cartolina, régua, estilete e tesoura fornecidos pelos promotores da oficina para o desenvolvimento de croquis e modelos das ideias definidas pelos participantes.

2. Desenvolvimento

A partir das ideias estabelecidas, são definidos os materiais necessários para a execução dos objetos tridimensionais, considerando mecanismos e articulações entre materiais diversos.

3. Execução

Os participantes são estimulados a pesquisar e a encontrar os materiais adequados à construção do seu objeto, garantindo que desenvolvam o olhar enquanto buscam os elementos. Os promotores das oficinas ficam isentos da obrigatoriedade de fornecer os materiais do segundo estágio.

OBJETIVO DO CURSO O objetivo da Oficina Cinética, orientada por Guilherme Mendes da Rocha, é construir objetos tridimensionais a partir de imagens percebidas em textos literários; em definição de dimensões; ou em temas relacionados às necessidades humanas. A construção do objeto desenvolve a percepção do indivíduo e a descoberta de técnicas construtivas utilizando materiais diversos.
DATA DE REALIZAÇÃO Terças e Quintas, no mês de setembro (dias 01, 06, 08, 13, 15, 20, 22 e 27), totalizando 8 aulas
PERÍODO DE INSCRIÇÕES até 26 de agosto/2016.
HORÁRIO 20h30 às 22h30
LOCAL Escola da Cidade
PÚBLICO-ALVO Estudantes de arquitetura; pessoas ligadas à área de cenografia; e público em geral.
CARGA HORÁRIA 16 h/aulas
NÚMERO DE VAGAS 20 vagas
CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE) Público externo: R$170,00

Alunos, ex-alunos e professores da Escola: R$120,00

 


INSCRIÇÕES

Preencha a ficha de inscrição e envie para o e-mail cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

Clique Aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição