notícias

05.09.2016
Curso Livre sobre Levantamento Arquitetônico Digitalizado – Inscrições Abertas (atualizado)

A Escola da Cidade promove, nos dias 16 e 17 de setembro, o curso livre “Levantamento arquitetônico digitalizado”, organizado pelo escritório mineiro Paspartú Arquitetura e Urbanismo. Inscrições abertas até 13 de setembro.

O uso de técnicas de levantamento digitalizado vem sendo largamente aplicado nas áreas de arquitetura, conservação e restauro, principalmente fora do Brasil. No curso serão abordadas três técnicas de levantamento: fotogametria, aerofotogrametria e laser scanning, além do tratamento posterior das informações obtidas.

O curso pretende apresentar os processos de fotogrametria terrestre 2D e 3D, aerofotogrametria 2D e 3D e de manipulação de informações obtidas por laser scanning, fazendo com que o participante adquira informações suficientes para que possa arbitrar sobre a viabilidade técnico-financeira de utilização de quaisquer dos processos em sua prática profissional.

Voltado para arquitetos, restauradores, engenheiros, estudantes das áreas citadas, acontece em dois dias (sexta e sábado), em setembro, na Escola da Cidade.

 

RESUMO DO CURSO O uso de técnicas de levantamento digitalizado vem sendo largamente aplicado nas áreas de arquitetura, conservação e restauro, principalmente fora do Brasil. No curso serão abordados três técnicas de levantamento: a fotogametria, aerofotogrametria e o laser scanning, além do tratamento posterior das informações obtidas. A fotogametria e a aerofotogrametria oferecem grandes possibilidades de aplicação a curto prazo, já que os processos podem ser integralmente realizados com equipamentos acessíveis, de baixíssimo custo e com softwares livres e gratuitos. No caso específico do laser scanning, embora existam empresas que ofereçam o serviço de levantamento com valores competitivos, falta aos arquitetos e conservadores noções básicas de manipulação das informações obtidas, ainda que para avaliar sua viabilidade técnica e econômica.

 

OBJETIVO DO CURSO · Apresentar ao participante os processos de  fotogrametria terrestre 2D e 3D, aerofotogrametria 2D e 3D e de manipulação de informações obtidas por laser scanning.

· Dotar o participante de informações suficientes para que ele possa arbitrar sobre a viabilidade técnico-financeira de utilização de quaisquer dos processos em sua prática profissional.

Pré-Requisitos  

É desejável conhecimentos básicos de modelagem 3D, AutoCAD e Photoshop. Se possível levar câmera digital.

Para participar do curso, o aluno deve trazer seu próprio notebook (os softwares necessários serão disponibilizados pelos organizadores do curso)

 

DATA DE REALIZAÇÃO 16 e 17 de setembro de 2016 (sexta e sábado)
PERÍODO DE INSCRIÇÕES Até 13 de setembro
HORÁRIO  

16/09 – 20h30 às 22h30
17/09 – 9h às 12h30 – 14h às 18h30

 

LOCAL Escola da Cidade
PÚBLICO-ALVO Arquitetos, restauradores, engenheiros, estudantes das áreas citadas.
CARGA HORÁRIA 10 horas
NÚMERO DE VAGAS 16 vagas
CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE) Público externo R$400,00
Público interno: R$320,00
ORGANIZADOR DO CURSO Paspartú Arquitetura e Urbanismo
MINI CURRÍCULO DO ORGANIZADOR A Paspartú é um escritório de Belo Horizonte especializado em levantamento cadastral em edificações de interesse histórico, além de fotogrametria e aerofotogrametria. Formado por Anielle Freitas e Lucas Cosendey, arquitetos urbanistas graduados pela UFMG em 2014, com estudos na área de restauro na Sapienza/Roma e Universidade de Lisboa, respectivamente, através do Programa Ciências sem Fronteiras. Atualmente são mestrandos dos cursos de Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG e Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio pela UFRJ.

INSCRIÇÕES

Até dia 13 de setembro

Enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

Clique Aqui e faça o download da Ficha de Inscrição

 

160901_levantamento_arquitetonico_digitalizado