notícias

28.11.2017
05.12: Editora da Cidade lança livro ‘ANDRÉ VAINER E GUILHERME PAOLIELLO’

Obra será lançada dia 05/12 (terça-feira) e celebra o período de existência do escritório AVGP e sua significativa contribuição ao cenário arquitetônico paulista

 A Editora da Cidade, da Escola da Cidade apresenta o quarto livro da série “Coleção Arquiteturas”, André Vainer e Guilherme Paoliello. A obra celebra o período de existência do escritório AVGP, comandado pelos arquitetos de 1980 até 2010, no qual produziram uma obra consistente e de significativa contribuição ao cenário arquitetônico paulista. O lançamento será no dia 05/12 (terça-feira), às 20h, na Escola da Cidade.

Organizado por Anderson Freitas e Cesar Shundi Iwamizu, professores da Escola da Cidade, o livro conta com um texto de apresentação escrito por ambos, em que falam sobre a síntese dos projetos do escritório de André Vainer e Guilherme Paoliello: cotidiano e diversidade. Para eles, a obra se destaca pela coragem de assumir a simplicidade como premissa, apresentando desprendimento em relação a dogmas, escolas ou doutrinas para se apoiar em soluções que transitam entre o popular e o erudito, do vernacular ao contemporâneo.

Assim como nos demais volumes da Coleção Arquiteturas, a publicação foi produzida por um grupo de estudantes responsáveis por uma extensa pesquisa nos arquivos do escritório e por um processo de redesenho dos projetos. Tal processo possibilitou o contato desses estudantes com as obras do AVGP que, organizado como ateliê de projetos, sempre refletiu o caráter da profissão do arquiteto como ofício, independentemente de suas diferentes fases e da transição, nos últimos anos de atuação, do emprego do computador para a realização dos desenhos.

O texto crítico da arquiteta e urbanista Catherine Otondo decifra esse breve apontamento com precisão de quem fez parte do processo, revelando particularidades nos diversos projetos apresentados nesta publicação, que, ao final, permitem um entendimento do todo.

André Vainer pontua a importância da obra para que a trajetória do escritório não se perca no passado. “Executamos muitas obras ao longo de décadas e o livro mostra essa parceria de uma maneira ampla e sobre como desenvolvemos projetos com as mais diversas características”. Guilherme Paoliello vê o livro como um retrato de um período onde conseguiram fazer um trabalho experimental e investigativo. “É singelo, porém muito valioso para nós tanto pelo resgate de um trabalho de mais de 30 anos como pelo significado pedagógico para a Escola da Cidade, onde os alunos aprendem e realizam um trabalho de editoração coordenado por professores”.

Para Anderson Freitas, que é um dos coordenadores da Editora da Cidade, “a obra contribui para nossa pequena e jovem Editora divulgar a recente produção arquitetônica e consolidar a importância de escritórios como AVGP surgidos no final dos anos 1970”.

 

ANDRÉ VAINER E GUILHERME PAOLIELLO

 

Coleção Arquiteturas
Editora da Cidade
Organizadores: Anderson Freitas e César Shundi Iwamizu.
São Paulo, 2017
280 p.; 21 cm.
Textos em português e inglês
ISBN: 978-85-64558-30-4
Preço: R$ 80 (promoção no lançamento R$65)
Onde encontrar: Escola da Cidade e em breve nas principais livrarias

Serviço

Lançamento (org.) Anderson Freitas e César Shundi Iwamizu. São Paulo: Editora da Cidade, 2017.

  • Data: 05/12/17 (terça-feira)
  • Horário: 20h às 23h
  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65