Editora da Cidade

Sobre

A Editora da Cidade surgiu em 2010 vinculada à Escola da Cidade, com a proposta de contribuir numa maior reflexão no campo da cultura e, em especial da arquitetura, construindo com suas publicações um repertório coletivo.

A Coleção Arquiteturas – inicialmente em parceria com a Editora Hedra – lançou livros monográficos de arquitetos importantes no cenário da Arquitetura Latino-Americana e sobre quem, até então, não tinham publicações específicas. É o caso do arquiteto paraguaio Solano Benitez, cuja obra tem sido cada vez mais reconhecida internacionalmente, ou do arquiteto paulista Salvador Candia, figura central da arquitetura moderna paulista que deixou edifícios primorosos na cidade. Editou, ainda, o livro do arquiteto e professor exemplar para toda uma geração de jovens profissionais, Antonio Carlos (Tata) Barossi.

Em 2015 a Editora foi contemplada pelo edital de patrocínio do CAU/SP que apoiou a publicação dos dois primeiros volumes da série Obras Fundamentais, que visa publicar pesquisas sobre obras paradigmáticas da arquitetura moderna brasileira. As duas primeiras obras escolhidas foram o Museu de Arte de São Paulo de Lina Bo Bardi e o edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas. Em novembro de 2015 foi lançado o livro Masp: estrutura, proporção, forma, de Alexandra Cárdenas, arquiteta equatoriana que pesquisou o museu, com a valiosa colaboração de Marcelo Suzuki e Roberto Rochlitz.

Na sequência, iniciamos os trabalhos do livro O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas, organizado pelo professor Antonio Carlos Barossi, com textos de diversos pesquisadores e pesquisadoras e com novos desenhos feitos para a publicação a partir dos desenhos e fotos da época da inauguração do edifício. O lançamento aconteceu em novembro de 2016, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

A próxima obra a ser abordada nessa série será o Parque Ibirapuera e a publicação será organizada pelo professor Eduardo Gurian, que pesquisou o tema em seu mestrado.

Ainda em 2015 foi editado o primeiro número da Revista Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade, coordenada pela professora Marianna Boghosian Al Assal, com o objetivo de divulgar as pesquisas de iniciação científica anualmente. O periódico é impresso na Gráfica Flávio Motta e também disponibilizado em versão digital no site da Escola da Cidade. E foi publicada a edição bilíngue do livro Educação e Sociedade, a partir do debate promovido pela Escola da Cidade entre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o sociólogo italiano Domenico de Masi, o professor e crítico de arquitetura espanhol Josep Maria Montaner e o professor e arquiteto Antonio Carlos Barossi.

A editora teve sua equipe ampliada em 2016 e também o número de publicações. Em março foram impressos na Gráfica Flávio Motta três volumes da coleção Outras Palavras, que aproxima Editora da Cidade e Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, abrindo espaço para a publicação de textos inéditos e uma publicação acessível feita totalmente dentro da escola. O lançamento do livro de Margareth Rago, Inventar outros espaços, criar subjetividades libertárias, que integra a coleção, aconteceu na sequência da palestra da historiadora para o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, inaugurando os encontros do projeto Contracondutas* no primeiro semestre. Outro lançamento foi o livro “Conciliação, regressão e cidade”, do psicanalista Tales Ab’Saber, durante debate sobre o Minhocão, com a participação da Plataforma Plus. E ainda integra a coleção, o livro de Antonio Risério, a partir de palestra realizada no curso de pós graduação Arquitetura, Educação e Sociedade. Este ano pretendemos lançar mais três volumes dando continuidade ao projeto.

 

Para 2017 está programado o lançamento do livro André Vainer e Guilherme Paoliello, dando continuidade à Coleção Arquiteturas e de mais três números da Coleção Outras Palavras. Além da Revista Cadernos de Pesquisa #4 e quatro guias Escola Itinerante das viagens do semestre: Chile, Paraguai, Minas Gerais e Vale do Paraíba.

Está em fase de produção, também, o lançamento da Coleção Arquitetos da Cidade, livros que focam no trabalho recente de escritórios integrados por professores da Escola da Cidade.

A Editora da Cidade é coordenada pelos professores Anderson Freitas, Fabio Valentim e José Paulo Gouvêa. Atualmente, fazem parte da equipe os editores executivos Marina Rago Moreira e Mateus Tenuta, e os estagiários Caio Sertório, Debora Filippini, Daniel Souza de Carvalho e Gabriella Gonçalles. Já trabalharam conosco: Sofia Boldrini. Breno Felisbino, Ligia Zilbersztejn, Luiza Menezes e Sabrina Sinelli.

Contato: editoradacidade@escoladacidade.edu.br