editora

 

COLEÇÃO OUTRAS PALAVRAS – MARGARETH RAGO

Margareth Rago
Sobre o livro
A autora discute a idéia de tempo livre e a invenção de outros espaços, e como esses dois temas se relacionam no século XX quando pensamos na espacialidade do tempo, ou a espacialidade da subjetividade.

A partir disto, a autora aborda o conceito de heterotopias, do filósofo Michel Foucault, para pensar os processos e subversões na produção da cidade. As heterotopias são pensadas como ‘espaços outros’, sejam eles físicos, geográficos, políticos, afetivos ou subjetivos: “Ao contrário das utopias, que levam a algum tempo distante no futuro, as heterotopias dizem respeito ao aqui e agora, e à possibilidade de transformar o mundo exterior e interior, individual e coletivamente”. Com o aporte da ideia de panóptico, de Bentham e que é analisada pelo filósofo, Margareth Rago questiona como as cidades adotaram esse modelo de vigilância e controle e como o tempo livre também pode ser parte do controle social.
Sobre a autora: Margareth Rago é professora titular no departamento de História da UNICAMP desde 2003. Formada em História (1970) e Filosofia (1979) pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado (1980-84), doutorado (1985-1990) e livre-docência (2000) pela UNICAMP, tendo publicado como livros estas pesquisas. Além destes, possui uma série de publicações e envolvimentos na carreira acadêmica e como educadora. Foi professora visitante na Columbia University (2010-2011), pela comissão Fulbright, FAPESP e CAPES.

Título: Inventar novos espaços, criar subjetividades libertárias – coleção Outras Palavras
Autor: Margareth Rago
Apresentação: José Guilherme Pereira Leite
Ano: 2016 | 1ª edição
Nº de páginas: 72
Dimensões:12x18cm
ISBN:978-85-64558-15-1

Preço:R$18,00