notícias

16.08.2015
Escola da Cidade debate relação entre cultura e vida urbana

A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 18h, a socióloga Maria Arminda Arruda para a aula aberta “Metrópole e cultura”, título também de seu livro recém-reeditado pela EDUSP. A aula será seguida de um debate com a participação dos professores da Escola da Cidade, Fernando Viégas e José Guilherme Pereira Leite.

O encontro acontece no Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182). Não é necessária inscrição.

 

SOBRE O LIVRO

Fruto de uma tese de livre-docência concluída em 2001, “Metrópole e Cultura – São Paulo no Meio Século XX” analisa a efervescência cultural da capital paulista nas décadas de 1940 e 50. Nas palavras da autora, “os ensaios que compõem a obra abordam diferentes linguagens – teatro, sociologia, poesia e arte concretas – no cenário de intensa urbanização e transformação de São Paulo em metrópole, no pós-Segunda Guerra Mundial”. O recorte temporal que estrutura o trabalho procura atentar para acontecimentos artísticos e culturais emblemáticos como a dramaturgia de Jorge Andrade, as peças do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), a criação do MASP, a emergência de vanguardas poéticas e visuais, além da sociologia de Florestan Fernandes.

 

SOBRE A CONVIDADA

Maria Arminda Arruda é professora titular de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona desde os anos 1970. Bacharel em Ciências Sociais, é mestre, doutora e livre-docente em Sociologia pela mesma Universidade. Arminda é uma pioneira na prática da sociologia cultural no Brasil pesquisando grandes temas como História Social dos Intelectuais, da Literatura e das Artes, Sociologia da Comunicação de Massas e Teoria Social. Desde 2010 é Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. É membro do Comitê Institucional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e coordena diversos projetos de pesquisa vinculados à CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) e à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). É autora de diversos livros, ensaios e artigos, dentre os quais se destacam “Mitologia da mineiridade” e este “Metrópole e Cultura – São Paulo no Meio Século XX”.

 

SOBRE OS DEMAIS PARTICIPANTES

Fernando Viégas é arquiteto e urbanista e mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP. Sócio-fundador do escritório Una Arquitetos e professor da Escola da Cidade, onde coordena, com o arquiteto Alvaro Puntoni, o curso de pós-graduação “Geografia, Cidade e Arquitetura”.

José Guilherme Pereira Leite, bacharel em ciências sociais, é mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, professor da Escola da Cidade e atual coordenador do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea.

 

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

 

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. A programação está disponível no site da Escola (www.escoladacidade.edu.br). Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

 

Ao longo deste semestre, o Seminário contará ainda com as presenças de Carlos Guilherme Mota, Eduardo Saron, Luiz Felipe de Alencastro, Alfredo Bosi, Enrico Fontanari, Agnaldo Farias, Cauê Alves, Anália Amorim, Marta Moreira, Petra Costa, Martha Kiss, Fabrício Corsaletti, Manuel da Costa Pinto e José Guilherme Pereira Leite, professor coordenador da atividade.

 

Serviço

Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade

Metrópole e cultura, com Maria Arminda Arruda

  • Data: 19/08/15 (quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
  • Informações: seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108