notícias

20.05.2015
Escola da Cidade lança livro sobre Arquiteto Glauco Campello

A Editora da Cidade, da Escola da Cidade, lança no dia 27 de maio (quarta-feira), às 18 horas, o livro ‘Glauco Campello: Caderno de Arquitetura’, que apresenta a obra e trajetória deste importante arquiteto brasileiro, que iniciou sua carreira na construção de Brasília e segue atuando no século XXI.

Com textos críticos dos pesquisadores Lauro Cavalcanti e Luiz Amorim, e alguns textos do próprio arquiteto, a publicação contribui com a documentação e divulgação da obra de Campello, enriquecendo a história arquitetônica ao reunir os projetos mais relevantes ao longo de sua trajetória.

Glauco Campello (1934) é arquiteto, urbanista, restaurador e professor. Começou sua carreira na construção de Brasília, a convite de Oscar Niemeyer, com quem estagiou. Lecionou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade de Brasília (UnB). Desde 1975 mantém escritório no Rio de Janeiro, onde desenvolveu projetos de arquitetura, restauração e revitalização de centros históricos e culturais, como o restauro do Paço Imperial, do edifício destinado ao Museu Villa Lobos e do Museu da Imagem do Som (MIS). Foi também presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na década de 1990. Sua história compõe e reflete a história da arquitetura moderna no Brasil, tendo seu envolvimento com o patrimônio histórico, em paralelo à produção arquitetônica, como marca deste percurso.

O lançamento contará com um debate, às 18 horas, entre Glauco Campello, Lauro Cavalcanti, Luiz Amorim, no Auditório da Aliança Francesa. Na sequência, acontece noite de autógrafos na Escola da Cidade.

Lauro Cavalcanti é arquiteto, antropólogo e escritor. Autor de livros sobre arquitetura, estética e sociedade premiados pelo Instituto de Arquitetos e pelas Associações Paulista e Brasileira de Críticos de Arte. Luiz Amorim é arquiteto e urbanista (UFPE, 1982), professor associado da UFPE, onde coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura (lA2) e o Grupo de Pesquisa de Morfologia da Arquitetura e do Urbanismo.

Para o diretor da Escola da Cidade, Ciro Pirondi, “apresentar e editar o livro sobre Glauco Campello na Escola da Cidade é um privilégio e uma honra. Vendo sua produção ao longo de décadas de trabalho permanente, com uma qualidade única e coerência poética nos mais diversos temas enfrentados, temos a certeza de estarmos diante de um dos arquitetos mais significativos da arquitetura brasileira contemporânea. É um livro que nasce clássico para a pesquisa nas escolas de Arquitetura Brasileira”.

O evento é aberto ao público.

 

SERVIÇO

Debate e noite de autógrafos Livro ‘Glauco Campello: Caderno de Arquitetura’

  • Data: 27 de maio de 2015 (quarta-feira)
  • Horário: a partir das 18 horas
  • Locais:

Auditório da Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182) – debate

Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65) – lançamento do livro

  • Outras informações: (11) 3258-8108

 

Livro ‘Glauco Campello: Caderno de Arquitetura’

Número de páginas: 140

Impressão: Hawaii Gráfica e Editora

Edição: Editora da Cidade

Preço de capa: R$60

Preço de lançamento: R$45

 

150520_cartaz_lançamento_glauco-2