notícias

18.08.2015
Escola da Cidade promove curso livre sobre Espaço Cicloviário

A Escola da Cidade promove, a partir de setembro, o curso livre “Espaço Cicloviário”, organizado pelo arquiteto Gianpaolo Granato. Objetivo é estudar o conjunto de desenhos, regras práticas e teóricas que definem a ocupação do espaço público em um projeto cicloviário. Será feita uma análise crítica do modelo adotado por algumas cidades, como São Paulo. INSCRIÇÕES ATÉ 03 DE SETEMBRO.

O curso pretende trabalhar o projeto cicloviário em escalas menores e sua intervenção no desenho urbano. Alguns questionamentos a serem discutidos, durante o encontro, refletem sobre como inserir e desenhar uma ciclovia no espaço público e quais as interferências com os diferentes agentes (pedestres e motoristas) e seus conflitos. A implantação de ciclovias como impulsionadora de outros projetos de desenho urbano e como o desenho na escala do detalhe, pode trazer melhora na qualidade de vida da população? Serão abordados casos específicos, seus erros e acertos.

O objetivo é estudar o conjunto de desenhos, regras práticas e teóricas que definem a ocupação do espaço público em um projeto cicloviário. Será feita uma análise crítica do modelo adotado por algumas cidades, como São Paulo.

Voltado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo, arquitetos graduados e demais interessados em mobilidade urbana, “Espaço Cicloviário” acontece de 08 de setembro a 15 de outubro, sempre às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h30. As inscrições devem ser feitas no site da Faculdade (www.escoladacidade.edu.br).

 Gianpaolo Granato é graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes. Mestre em Arquitetura pela Universidad Politecnica de Catalunya, Barcelona. Trabalha com desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos onde aplica fundamentos de Conforto ambiental e conservação de energia. Dirigiu escritório próprio entre 2000 e 2003, em São Paulo. Mudou-se para Espanha, anos depois Inglaterra, onde ganhou expressivo conhecimento em diferentes tipos de edificações, tecnologia aplicada a construção e gestão de projetos. Lá trabalhou para Albert de Pineda, Claudio Silvestrin Architects e Lifshutz Davidson and Sandlands. Desenvolveu projetos em diversos países da Europa, África e Ásia. Retornou ao Brasil em 2009 e fundou o Studio GGA, onde lidera a equipe de arquitetos, parceiros e estagiários. Desenvolve, entre outros, projetos de mobilidade e cicloviário para a prefeitura de São Paulo.

DATA DE REALIZAÇÃO  De 08/09 até 15/10
HORÁRIO  Terças e quintas, das 10h às 12h30
LOCAL  Escola da Cidade
PÚBLICO-ALVO  Estudantes de arquitetura, arquitetos, urbanistas e interessados no tema mobilidade
CARGA HORÁRIA  30 horas
CUSTO (PÚBLICO EXTERNO E ALUNOS , PROFESSORES E EX-ALUNOS DA ESCOLA DA CIDADE) R$150,00 público externo
R$130,00 professores, alunos e ex-alunos da Escola da Cidade


INSCRIÇÕES ATÉ 03 DE SETEMBRO

A ficha de inscrição devidamente preenchida deve ser enviada para o e-mail cezarbrigatti@escoladacidade.edu.br

Clique Aqui fazer o download da Ficha de Inscrição

 Vagas limitadas

CARTAZ_ESPACOCICLOVIARIA_WEB