foto: Javier Agustín Rojas /PLOT

Escola da Cidade

Escola Itinerante

De uma a duas viagens de estudo fazem parte da grade curricular anual dos alunos. O objetivo é mostrar ao jovem arquiteto a riqueza da arquitetura brasileira e internacional, além de promover o encontro com os profissionais de arquitetura em cada lugar visitado.

1º ano:  rio de janeiro / minas gerais

2º ano: brasília / vale do paraíba

3º ano:  seminário internacional / chile

4º ano: seminário internacional / colômbia

ACOMPANHE O INSTAGRAM DA ESCOLA ITINERANTE CLICANDO AQUI

 

Os alunos do 5º ano não participam das viagens pois desenvolvem outra atividade, denominada Vivência Externa / Aperfeiçoamento, em que optam por desempenhar uma das quatro atividades: Estágio Assistido, Intercâmbio Acadêmico, Pesquisa Assistida ou Ateliê de Obra.

Os estudantes do 6º ano desenvolvem atividade do Trabalho de Conclusão (TC).

ESTÁGIO ASSISTIDO: A proposta geral do Estágio Assistido é a de proporcionar ao aluno experiências no âmbito da prática da arquitetura e do urbanismo que possam contribuir de maneira significativa para a sua formação. A Escola orienta o aluno, através de um professor responsável, na escolha e no planejamento dessa vivência, a partir dos interesses pessoais e da trajetória acadêmica de cada um.

INTERCÂMBIO ACADÊMICO: A proposta geral do Intercâmbio Acadêmico é a de oferecer ao aluno a possibilidade de experimentar, durante todo um semestre, outros modelos de ensino da arquitetura bem como vivenciar diferentes realidades sociais e urbanas. Com esse objetivo a Escola construiu, e continua ampliando, uma extensa rede de instituições conveniadas.

PESQUISA ASSISTIDA: O objetivo geral da modalidade Pesquisa Assistida é oferecer ao aluno a possibilidade de desenvolver, com maior profundidade, o estudo e a pesquisa de temas de seu interesse que só podem ser viabilizados neste momento da sua formação. O aluno deverá elaborar um projeto de pesquisa que possa ser iniciado e concluído num período de 04 a 06 meses.

ATELIÊ DE OBRA: O objetivo geral do Ateliê de Obra é oferecer ao aluno a possibilidade de participar do desenvolvimento do projeto e da execução de uma obra de pequeno porte, permanente ou temporária, através de um processo que possa ser iniciado e concluído num período de 04 a 06 meses. O aluno que optar pelo Ateliê de Obra deverá integrar uma equipe de trabalho constituída de alunos e professores coordenadores.