foto: Javier Agustín Rojas /PLOT

Escola da Cidade

Sobre

A Escola da Cidade é um centro de estudos que – por meio de relações entre arquitetura, história, cultura, território e natureza – procura introduzir e reinterpretar as diferentes formas de ocupação do espaço. Somos uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, em 2001, que reúne um conjunto de profissionais multidisciplinares e procura formar arquitetos e urbanistas criativos e críticos à cidade.

Em 2015, a Escola da Cidade obteve nota 4 (quatro) no ENADE MEC, referente ao ano de 2014. O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade.

“Nosso objetivo é formar cidadãos
que elaborem suas próprias reflexões
e estejam aptos a criar soluções técnicas,
estéticas e poéticas, lidando com o
conhecimento que estrutura o pensamento
construtivo e reconhecendo a dimensão
do espaço coletivo.”

Em 2005, nosso projeto pedagógico recebeu nota máxima na avaliação do ministério. A graduação em Arquitetura e Urbanismo se estende por seis anos, e a estrutura curricular distribui as aulas teóricas e práticas da mesma maneira ao longo de todo curso.

Durante a tarde, das 14h às 17h, são ministradas as disciplinas teóricas de Urbanismo, Desenho, Tecnologia e História. Durante a noite, das 17h30 às 20h30, são desenvolvidas as atividades do Estúdio Vertical, o ateliê coletivo de projeto, com alunos de todos os anos. Toda quarta-feira há o Seminário de Realidade e Cultura Contemporânea, uma pausa para discutir temas distintos à arquitetura, e às sextas-feiras, o dia inteiro é dedicado à disciplina de projeto e repertório arquitetônico.

segunda: urbanismo / estúdio vertical
terça: história / estúdio vertical
quarta: desenho / seminário
quinta: tecnologia / estúdio vertical
sexta: projeto / projeto

Como parte fundamental do nosso processo pedagógico, são realizadas duas viagens anuais para conhecer a arquitetura brasileira e internacional, e convênios com universidades estrangeiras compõem o programa Escola Itinerante.

 

A Localização

Localizada no centro de São Paulo, a Escola da Cidade propicia aos seus alunos o contato diário com a complexidade da metrópole brasileira e seus problemas sociais e urbanos. Além disso, a região é cercada por diversos edifícios que contam a história da arquitetura brasileira – do colonial ao modernismo. O futuro dos jovens arquitetos também foi pensando com a eleição do endereço. O Centro abriga a sede nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e centenas de escritórios de arquitetura. Numa região que respira arquitetura, a colocação profissional dos estudantes é facilitada.