notícias

16.04.2015
Pós-Graduação – Inscrições Abertas

O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura está com inscrições abertas para o módulo do país Peru. No segundo semestre serão estudados os países Equador e Canadá

A Escola da Cidade abre as inscrições abertas para o segundo módulo do curso de pós-graduação lato sensu Geografia, Cidade e Arquitetura, com início no dia 27 de abril. O curso é dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos.

Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho, com a intenção de contínua rotatividade. Para concluir a graduação, o aluno deve cursar quatro módulos, ao todo.

O curso, que está em sua sexta edição, se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano. Sua materialização através da arquitetura, como uma forma peculiar de conhecimento, onde se funde história, geografia, artes e técnica permite raciocinar sobre as necessidades próprias dessas realidades, relacionando-as às esferas socioeconômicas e ambientais. Um esforço de compreensão de escalas diversas, locais a globais. Assim, toma-se a produção científica, arquitetônica, literária, visual, musical, ou seja, cultural em sentido amplo, para se aprofundar o conhecimento sobre as aproximações e diversidades americanas.

Neste ano, os países estudados são Paraguai, Peru, Equador e Canadá. Alguns deles já foram estudados em anos anteriores, porém a cada nova edição do curso são convidados representantes de outras cidades para um novo olhar sobre a cultura dessas nações. O corpo de faculdades conveniadas à Escola da Cidade passa a ser colaborador deste curso permanente: Canadá, EUA, México, Costa Rica, Cuba, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Brasil e Bolívia.

Para o módulo Peru estão confirmadas as participações de Jose Canziani, Francis Espino e Alexia Leon.

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).

A historiadora Mariana Al Assal, o geógrafo, Marcelo Ribeiro e o crítico de arte Felipe Chaimovich são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.


INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas até 24 de abril.

Para inscrições, mais informações e o programa completo do curso, clique aqui