Pós-Graduação

Mobilidade: suas Lógicas e Escalas

Mobilidade: suas Lógicas e Escalas
(NOVO CURSO 2018)

A passagem da cidade moderna para a contemporânea coloca como um de seus maiores desafios os problemas concernentes à mobilidade, ou aos sistemas de mobilidade. Estes se recolocam criticamente no debate e na produção disciplinar do planejamento urbano e territorial, do urbanismo e da arquitetura. Dadas: (i) a duração e a relativa inércia características da disposição técnico-territorial das infraestruturas; (ii) a múltipla interface que entretém com todos os demais sistemas; (iii) as mudanças de ordem tecnológica, que desorganizam e reorganizam polifonicamente o território contemporâneo; qualquer enfoque setorial revela-se, cada vez mais, anacrônico.

O curso proposto adota o tema da mobilidade – entendido e trabalhado em registro de estrutura, forma e paisagem – como matéria e eixo central de indagação e investigação, de experimentação e proposição metodológica e conceitual, teórica e prática. Tem foco nas questões de acessibilidade, seus requisitos, desdobramentos urbano-territoriais, e implicações socioambientais e político-econômicas recíprocas.

A partir do convênio de cooperação acadêmica assinado com o Master en Proyectación Urbanística (MPU) do Departamento de Urbanismo i Ordenaci-ón del Territorio, da Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), esta especialização conta com o intercâmbio docente entre as instituições e possibilita ao aluno obter a dupla titulação – da Escola da Cidade (pós-graduação lato sensu) e da UPC (máster – stricto sensu).

 

Público-alvo
Arquitetos, urbanistas, paisagistas, engenheiros e demais interessados em atualizar e desenvolver métodos e instrumentos mais adequados, e capazes para estar à altura dos novos agenciamentos que o território contemporâneo pressupõe.

Carga horária
408 horas

Período
22 de Fevereiro a 15 de Dezembro de 2018

Horário
Quintas e Sextas-feiras, das 18h30 às 22h30.
Sábados, das 9h às 13 horas

 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19.02.2018


Estrutura do curso

O curso estrutura-se em dois módulos semestrais, nos quais são abordados simultaneamente, por meio de disciplinas teóricas e ateliês de projeto, três escalas e/ou campos de ação da projetação urbanística: Território, Cidade e Lugar.

Parte do quarto bimestre é reservada à elaboração de um trabalho de conclusão, a ser desenvolvido individualmente, e que contará com a orientação ou Coorientação de professores das duas instituições conveniadas – Associação Escola da Cidade (AEC) e Universidad Politécnica de Cataluña (UPC).

Clique Aqui para fazer o download do calendário do curso
Clique Aqui para fazer o download do programa completo do curso

 

Coordenação
O curso é coordenado pelos arquitetos Marta Maria Lagreca de Sales, Pablo Hereñú e Pedro Manuel Rivaben de Sales (Escola da Cidade); e Joaquín Sabaté Bell (UPC).

Marta M. Lagreca é mestre (1999) e doutora (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com pós-graduação na Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB-UPC, 1995-1996). Como sócia-diretora da Lagreca-Sales Arquitetos, tem realizado Planos e Projetos Territoriais e Urbanos em diversas escalas (Planos de Gestão Integrada, Planos de Ordenamento Territorial, Planos Diretores, de Habitação, Planos de Centralidades, Análises e Leituras em Planejamento Integrado).

Pablo Hereñú é Mestre (2007) e Doutor (2016) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Sua dissertação de mestrado analisa os projetos elaborados para o Vale do Anhangabaú ao longo da história. Sua tese de doutorado discute a relação entre as infraestruturas de mobilidade e o espaço urbano por elas produzido. Sócio-diretor da empresa H+F Arquitetos, desde 2002.

Pedro Sales é graduado (1980) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), mestre (1992) e doutor (1999) pela mesma Instituição, com estágio de pesquisa na ETSAB-UPC (1995,1996). Como arquiteto da Prefeitura da Cidade de São Paulo (desde 1990) desenvolveu Projetos Arquitetônicos e Planos de Operações Urbanas. Como sócio-diretor da Lagreca-Sales Arquitetos, tem realizado Planos e Projetos Territoriais e Urbanos em diversas escalas e temas (concursos públicos, Planos de Gestão Integrada, Planos Diretores e análises integradas).

Joaquin Sabaté é Catedrático de Urbanismo, professor e investigador na Universidad Politécnica de Catalunya (UPC), desde 1976. Doutor em Arquitetura pela UPC, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Coordenador do Programa de Doutorado em Urbanismo da UPC, do Mestrado de ‘Investigación en Urbanismo’, MBArch línea Urbanismo; do Mestrado de ‘Proyectación Urbanística’, da European Master of Urbanism e do Programa ‘ALFA’, da Comunidad Europea de Gestión de recursos culturales como fundamento de planes de desarrollo local. Autor de numerosos trabalhos e investigações de planejamento urbanístico e territorial na Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Itália e Uruguai. Desde 1998 dirige numerosos trabalhos de investigação e teses de doutorado sobre recursos culturais e parques patrimoniais de profissionais e acadêmicos de diversos países.

 

Informações Gerais

  • Período: 22 de Fevereiro a 15 de Dezembro de 2018
  • Número de vagas: 40 vagas
  • Carga Horária: 408 Horas
  • Custo (total): 10 parcelas de R$1.500*

* O pagamento da primeira parcela deverá ser feito no ato da matrícula. A inscrição será efetivada apenas depois do pagamento.
*Desconto de 50% aos alunos formados pela graduação e pós-graduação da Escola da Cidade
*Desconto de 15% aos funcionários da Prefeitura Municipal de São Paulo
* Desconto de 25% para arquitetos associados ao SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo)

 

Inscrições

Enviar os seguintes documentos para posgraduacao@escoladacidade.edu.br:

  • Ficha de Inscrição devidamente preenchida
  • Curriculum Vitae

 

Clique Aqui para fazer o download da ficha de inscrição

 

Inscrições abertas até 19/02/2018