notícias

10.09.2015
Rio de Janeiro: 23.09 Lançamento de livro sobre Glauco Campello

A Editora da Cidade, da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (SP) lança no Rio de Janeiro, em 23 de setembro (quarta-feira), às 18 horas, o livro ‘Glauco Campello: Caderno de Arquitetura’, que apresenta a obra e trajetória deste importante arquiteto brasileiro, que iniciou sua carreira na construção de Brasília e segue atuando no século XXI.

Com textos críticos dos pesquisadores Lauro Cavalcanti e Luiz Amorim, e alguns textos do próprio arquiteto, a publicação contribui com a documentação e divulgação da obra de Campello, enriquecendo a história arquitetônica ao reunir os projetos mais relevantes ao longo de sua trajetória.

O livro será lançado no Paço Imperial – obra restaurada pelo arquiteto. Haverá uma apresentação e conversa sobre a publicação com o próprio Glauco Campello, junto com Lauro Cavalcanti e Ciro Pirondi, arquiteto e diretor da Escola da Cidade, que acolheu a publicação junto à Editora da Cidade.

Glauco Campello (1934) é arquiteto, urbanista, restaurador e professor. Começou sua carreira na construção de Brasília, a convite de Oscar Niemeyer, com quem estagiou. Lecionou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade de Brasília (UnB). Desde 1975 mantém escritório no Rio de Janeiro, onde desenvolveu projetos de arquitetura, restauração e revitalização de centros históricos e culturais, como o restauro do Paço Imperial, do edifício destinado ao Museu Villa Lobos e do Museu da Imagem do Som (MIS). Foi também presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na década de 1990. Sua história compõe e reflete a história da arquitetura moderna no Brasil, tendo seu envolvimento com o patrimônio histórico, em paralelo à produção arquitetônica, como marca deste percurso.

Para o diretor da Escola da Cidade, Ciro Pirondi, “apresentar e editar o livro sobre Glauco Campello na Escola da Cidade é um privilégio e uma honra. Vendo sua produção ao longo de décadas de trabalho permanente, com uma qualidade única e coerência poética nos mais diversos temas enfrentados, temos a certeza de estarmos diante de um dos arquitetos mais significativos da arquitetura brasileira contemporânea. É um livro que nasce clássico para a pesquisa nas escolas de Arquitetura Brasileira”.

 O evento é realizado pela Editora da Cidade em parceria com Paço Imperial/MinC IPHAN, com o apoio da Associação Amigos do Paço.

Evento gratuito e aberto ao público.

Confira vídeo em que o próprio Glauco Campello fala sobre a obra. Clique aqui

SERVIÇO

Lançamento Livro ‘Glauco Campello: Caderno de Arquitetura’

  • Data: 23/09/15 (Quarta-feira)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 (Centro, São Paulo)
  • Outras informações: editoradacidade@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

 

Livro ‘Glauco Campello: Caderno de Arquitetura’

Número de páginas: 140

Impressão: Hawaii Gráfica e Editora

Edição: Editora da Cidade

 

150812_cartazglauco_rj_printA3