notícias

25.11.2014
Lançamento do Site Oficial de Vilanova Artigas

O lançamento oficial do site do arquiteto Vilanova Artigas e também de concurso para selo comemorativo acontece dia 27 de novembro (quinta-feira), às 19h30, na Escola da Cidade.

Será lançado no dia 27 de novembro, às 19h30, na Escola da Cidade, o site oficial do arquiteto Vilanova Artigas, que completaria 100 anos em 23 de junho de 2015. O evento marca o início das celebrações do nascimento de um dos maiores arquitetos do país, que contará com diferentes atividades.

Ao longo de 2015, o site (http://www.vilanovaartigas.com) ficará cada vez mais completo e vai abrigar todas as informações dos outros eventos programados para o 100 anos de Vilanova Artigas. O projeto do centenário engloba o documentário sobre a vida e a obra do arquiteto, o livro com seus principais projetos e a inauguração de exposição promovida pelo Itaú Cultural.

O site oficial tem como objetivo ser a grande fonte de pesquisa para estudantes universitários, pesquisadores e curiosos sobre a obra de Artigas. A página também vai concentrar todas as novidades do projeto “Artigas 100 anos”. O projeto foi viabilizado pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, por meio de edital público de apoio a projetos culturais, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SP).

A partir de uma linha do tempo, o internauta acessa as informações conforme seu interesse: obras, fatos históricos, vida e obra do arquiteto por século, década ou ano específico.

O Centenário de Vilanova Artigas é apresentado pelo Itaú Unibanco e conta com o apoio da Docol e a colaboração da JHSF.

Selo oficial do Centenário de Vilanova Artigas

Nesta mesma data será lançado ainda o Concurso Nacional do Selo do Centenário Vilanova Artigas, desenvolvido pela Escola da Cidade em conjunto com a comissão organizadora do centenário, e colaboração dos designers Celso Longo e Daniel Trench.

O concurso tem como objetivo selecionar a ideia mais original para selo/logotipo que irá figurar nos mais diversos produtos que a comissão organizadora do centenário julgar apropriados para receber esta chancela comemorativa.

O regulamento do concurso está disponível no link: http://escoladacidade.org/concursoseloartigas/

 

VILANOVA ARTIGAS

O arquiteto João Batista Vilanova Artigas nasceu em Curitiba (PR), em 23 de junho de 1915. Mudou-se para São Paulo e formou-se arquiteto na Escola Politécnica da USP, em 1937.

Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil inteiro. Foi militante dos movimentos populares e, por isso, perseguido pela ditadura militar, tendo sido cassado em 1969, juntamente com outros professores das universidades brasileiras, por força do AI-5.

Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente (Prêmio Jean Tschumi – 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, este póstumo). A arquitetura que produziu foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira “escola”, a chamada “Escola Paulista”. Dentre os 500 projetos que produziu durante sua carreira, destacam-se: Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos; Passarelas Urbanas; escolas públicas; Estádio do Morumbi; clubes; sindicatos; edifícios de apartamentos e casas.

Serviço:

Lançamento do site oficial e Concurso do Selo Vilanova Artigas

  • Data: 27 de novembro de 2014 (quinta-feira)
  • Horário: 19h30
  • Local: Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65)
  • Mais informações, clique aqui

Gratuito e aberto ao público

evento_vilanova_artigas